Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Operação “Safra Segura 2024” é lançada durante simpósio em Patrocínio

Operação Safra Segura 2024, lançada em Patrocínio, foca em ações preventivas e tecnologia avançada para garantir a segurança no agronegócio (Crédito: 100PORCENTOAGRO)
Operação Safra Segura 2024, lançada em Patrocínio, foca em ações preventivas e tecnologia avançada para garantir a segurança no agronegócio (Crédito: 100PORCENTOAGRO)

Operação, lançada em Patrocínio (MG), foca em ações preventivas e tecnologia avançada para garantir a segurança no agronegócio. Iniciativa reforça a união entre o setor privado e as forças de segurança pública

Durante a abertura do Simpósio “Caminhos para uma Agricultura de Vanguarda”, promovido pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) e Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa), foi lançada a Operação Safra Segura 2024. Nesta quinta-feira (16), o evento reuniu autoridades, membros da comunidade agrícola e representantes das forças de segurança, reforçando a importância da proteção no campo.

O Comandante do 46º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Sócrates Caixeta, foi o responsável por apresentar a operação, destacando a relevância do envolvimento da Polícia Militar na segurança do agronegócio. “A PM entende a importância do agronegócio e desenvolveu estratégias de segurança para garantir que o ambiente de produção de riquezas no campo seja seguro e produtivo”, explicou Caixeta.

Caixeta ressaltou que a operação é lançada anualmente em maio e este ano coincidiu com o simpósio, fortalecendo a parceria entre segurança pública e desenvolvimento agrícola.

A Operação Safra Segura 2024 foca em ações preventivas para evitar crimes no campo e, caso ocorram, dispõe de mecanismos mais eficazes para enfrentá-los. A operação conta com o apoio do Conselho Rural de Segurança Preventiva de Patrocínio (CRSPP), presidido por Alex Fabiany Mendes. A Associação auxilia a PM com tecnologia de ponta, como drones de visão noturna e câmeras de segurança de última geração, utilizadas pelo projeto “Olho Vivo Rural”.

Essas câmeras são equipadas com tecnologia avançada de leitura de placas, integradas aos sistemas Hélios e Cortex. Esses sistemas utilizam inteligência artificial para monitorar veículos em pontos estratégicos, permitindo a rápida identificação de veículos roubados, furtados, não licenciados ou suspeitos. A instalação dessas câmeras visa aumentar a capacidade de prevenção criminal da Polícia Militar, trazendo benefícios imediatos à comunidade local e à região de Patrocínio.

“O uso dessas tecnologias tem permitido colher resultados efetivos na prevenção e combate ao crime rural”, afirmou o Tenente Coronel Sócrates em entrevista ao 100PORCENTOAGRO. “A colaboração com o CRSPP e o uso de ferramentas como drones e câmeras de alta resolução têm sido fundamentais para o sucesso da operação”.

A cerimônia de abertura do Simpósio também contou com a participação das polícias Militar, Civil e Federal, além de helicóptero da PM. De maio até o final da colheita, a Polícia Militar estará mais presente nas áreas de produção e escoamento, garantindo a segurança e tranquilidade dos produtores rurais.

A Operação Safra Segura 2024 reforça a importância da união entre o setor privado e as forças de segurança pública para proteger as áreas rurais. O projeto existente em Patrocínio e áreas cobertas pelo 46º Batalhão da PM é um modelo diferenciado que pode servir de inspiração para outros municípios da região, fortalecendo a segurança no campo e contribuindo para um ambiente mais seguro e produtivo.