Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Em Araguari, evento de sustentabilidade no agro terá a presença de Teresa Cristina

Deputado Federal Zé Vitor diretamente de Dubai, fez o lançamento do Fórum do Agronegócio Sustentável (Crédito: Coocacer)
Deputado Federal Zé Vitor diretamente de Dubai, fez o lançamento do Fórum do Agronegócio Sustentável (Crédito: Coocacer)

Senadora e ex-ministra da Agricultura participará do Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação. Iniciativa irá reunir demandas para a COP 30

Com Assessoria de Comunicação da Coocacer

A cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro, sediará o Fórum de Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação no próximo dia 29 de fevereiro. Anunciado oficialmente pelo Deputado Federal Zé Vítor (PL), diretamente dos Emirados Árabes, durante a COP 28, em dezembro, o Fórum de Araguari será realizado em conjunto pelo Instituto Mineiro do Agronegócio Sustentável (IMAS) e Coocacer. 

O Fórum contempla as iniciativas do Projeto Café Sustentável, em cinco eixos: educacional, ambiental, social, econômico e governança. Na manhã de 29 de fevereiro, produtores rurais, representantes do agronegócio, imprensa e poder público estarão frente a frente para debater a redução dos efeitos do aquecimento global e sua relação com as mudanças climáticas.

“Somos um time de pessoas determinadas a mostrar a verdade do campo brasileiro para todo o mundo. O Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação será um grande momento para discutirmos caminhos sobre as mudanças climáticas, começando com os produtores de café e estendendo a todas as demais cadeias produtivas, a começar pelos produtores de café e se estendendo a todas as outras cadeias produtivas para levarmos o nome do Brasil cada vez mais longe, com a marca da sustentabilidade. Nossas ações diárias no campo se tornaram hábitos de produção sustentáveis que tenho certeza de que vão conquistar o mundo. É por isso que precisamos nos unir e nos fortalecer para ser essa voz do trabalhador, do produtor rural e de todo o setor produtivo, de forma organizada. Logo, a realização do fórum se faz muito importante: para organizar as ideias e as ações daqui por diante. Todo dia de manhã, o produtor rural brasileiro acorda disposto a produzir e conservar, por isso temos uma legislação tão primorosa e até rigorosa, diferente da maioria do mundo, e cabe a nós agora, também, mostrar o que temos feito para cumpri-la com toda a responsabilidade. O fato de carregarmos o título de produtores sustentáveis nos enche de orgulho, por isso, vamos juntos neste evento no dia 29 de fevereiro”, disse o Deputado Federal no lançamento da iniciativa.

COP 30

Os organizadores do Fórum de Araguari estão empenhados em congregar os principais atores da cadeia produtiva do café comprometidos com a sustentabilidade perene para promover ações de enfrentamento das mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, reunir demandas e construir metas para a COP 30. A ONU confirmou Belém do Pará como sede da 30ª Conferência das Partes da Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

A intenção é produzir um documento a ser encaminhado ao Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Os cafeicultores integrantes da rede formada pelo IMAS e pela Coocacer Araguari entendem como fundamental a mobilização do setor.

Dentre as presenças já confirmadas no Fórum de Araguari está a Senadora Teresa Cristina (PP), ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Teresa Cristina fará a palestra de abertura e participará das discussões.

A programação completa do Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação será divulgada nos próximos dias. A organização espera reunir mais de 500 pessoas no complexo Sala Premium “Garden”, em Araguari. As inscrições pela internet serão abertas em breve.