Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Mulheres no Agro: evento na UFV-CRP aborda agricultura sustentável

Em dois dias de evento, participantes trataram da presença feminina no agronegócio e da agricultura sustentável

Aconteceu, nos dias 30 e 31 de março, o 3º Workshop Mulheres no Agro UFV-CRP (da Universidade Federal de Viçosa, Campus Rio Paranaíba), que teve como principal tema a Sustentabilidade na agricultura 4.0.

Durante o evento, foram realizadas mesas redondas e minicursos que discutiram diferentes formas de promoção da agricultura sustentável 4.0, com o uso de tecnologias aplicadas ao agronegócio. Os participantes puderam debater o controle biológico, com a proposta de quebrar paradigmas e tratar de diferentes formas de aplicação desta tecnologia. Além disso, foram oferecidos minicursos sobre controle da broca do café, ferramentas Lean no agronegócio para obtenção de maior produtividade e menores custos, tecnologias de aplicação via drones e lideranças femininas. Também foi oferecido um curso sobre a produção de microrganismos de forma sustentável, como uma possibilidade de introduzir essa atividade para o controle de pragas e doenças dentro da própria fazenda.

No segundo dia do evento, os participantes visitaram o campo experimental com diversas espécies utilizadas como cobertura do solo, proporcionando um momento de grande aprendizado promovido por profissionais e técnicos especializados, com foco em agricultura regenerativa, “A semente do futuro”.

O evento contou com a participação de sete mulheres em diferentes campos de atuação na área agronômica, em uma mesa redonda intitulada “O olhar feminino para a sustentabilidade na Agricultura 4.0”. Entre os cases de sucesso estavam Silvana Novais, representante da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Lucimar Silva, representante da Auma Agronegócios, Lorena Mangabeira, psicóloga atuante em empresas do agro, Raquel Zwirtes, do Grupo “Elas no Café”, além das profissionais do IWCA Cerrado, Márcia Yoshimi, Juliana Rezende e Elessadra Beloni.

O workshop também contou com a presença de profissionais representantes de empresas com expertise na área do controle biológico: José Lusimar Eugênio, da Amipa (Associação Mineira de Produtores de Algodão), Marcos Augusto de Freitas, da MSP Soluções Biológicas, Marcelino Brito, da Koppert e Rejanne Ribeiro, da Lallemand Plant Care, que participaram da mesa redonda “Quebra de Paradigmas no controle Biológico”.

O evento encerrou-se com minicursos que trouxeram técnicas de vendas de marketing no agronegócio, gestão de custos com pontos de importância e impactos sobre a sustentabilidade e educação financeira.

Para Maria Elisa, coordenadora do grupo Mulheres no AGRO da UFV-CRP, o evento foi um sucesso, permitindo o compartilhamento e troca de experiências e a conexão com empresas, produtores, técnicos, estudantes e filhos de produtores. Para ela o workshop foi uma oportunidade para discutir a importância da sustentabilidade na agricultura e da inserção das mulheres no mercado de trabalho voltado ao agro.

Inscrições abertas para a coordenação: Grupo Mulheres Agro UFV-CRP

A participação das mulheres no mercado de trabalho é essencial para o desenvolvimento econômico e social de qualquer país. Na área das ciências agrárias, em especial, a presença feminina é fundamental para impulsionar a inovação, a sustentabilidade e a igualdade de gênero. Além disso, a diversidade de ideias, perspectivas e experiências que as mulheres trazem para o mercado de trabalho é um fator de grande importância para o avanço da ciência e da tecnologia. É necessário, portanto, incentivar e apoiar a participação das mulheres no mercado de trabalho, oferecendo oportunidades de formação, capacitação e acesso a recursos e tecnologias, para que elas possam contribuir de forma plena e efetiva para o desenvolvimento das ciências agrárias e do setor agrícola como um todo.

O Grupo Mulheres AGRO UFV-CRP é uma iniciativa que busca promover, fortalecer e valorizar a presença feminina na área das ciências agrárias, por meio da realização de eventos e atividades voltadas para a capacitação e o desenvolvimento de habilidades e competências das estudantes e toda a comunidade. O grupo é formado pela professora Maria Elisa e 10 estudantes da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP), e tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais mais qualificadas e preparadas para atuar no mercado de trabalho.

As inscrições para o processo seletivo para compor a coordenação estão abertas e podem ser feitas por meio do link disponível no instagram Mulheres Agro UFV-CRP, até o dia 15 de abril.