lançamento lançamento lançamento lançamento lançamento lançamento
lançamento lançamento lançamento lançamento lançamento lançamento

Superleite movimenta mercado do agronegócio em Pompéu e região

Parque de Exposições de Pompeu (Crédito: Reprodução FAEMG)
Parque de Exposições de Pompeu (Crédito: Reprodução FAEMG)

Programação inclui palestras, capacitação, exposição de gado e torneio leiteiro. Evento será vai de 16 a 19 de julho, no Parque de Exposições da cidade

O maior evento do agronegócio do Centro-Oeste mineiro, a Superleite, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Pompéu com o apoio do Sistema Faemg Senar, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), instituições e cooperativas agropecuárias, ocorrerá de 16 a 19 de julho no Parque de Exposições de Pompéu. Em sua 13ª edição, o evento reunirá programação técnica, palestras e oficinas de capacitação, com debates sobre temáticas relevantes para o setor e que impactam no dia a dia do produtor rural.

O evento, gratuito e aberto ao público, contará com a Feira de Negócios, Torneios Leiteiros, Julgamento de Raças, Leilões, Dinâmica de Máquinas e Espaço Superleite Kids. Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pompéu, Paulo Henrique Lino, a expectativa deste ano é superar os 30 mil visitantes de 2023.

“A Superleite está entre os mais importantes eventos do agronegócio do Brasil, especialmente para a bacia leiteira de Pompéu e toda a cadeia produtiva do Centro-Oeste mineiro. É um evento em que celebramos a inovação, damos força ao empreendedorismo e difundimos o conhecimento para o nosso produtor, permitindo que ele possa alcançar os melhores resultados na sua produção e realizar bons negócios”, destacou.

Os números da edição de 2023 confirmam: foram R$ 305 milhões em negócios, 450 animais em exposição e mais de 120 empresas participantes. “A Superleite é um evento consagrado, referência no segmento em Minas Gerais, que reúne tecnologia e inovação, promove troca de conhecimento e discussões para contribuir com o setor. Os produtores rurais de leite vêm demonstrando resiliência neste ano difícil e a força da união em prol da pecuária leiteira. A atividade é muito importante para o nosso estado, está presente em praticamente todos os municípios, gerando renda para cerca de 200 mil famílias”, disse o presidente do Sistema Faemg Senar, Antonio de Salvo.

Pompéu, conhecida como a capital mineira do leite, também se destaca na agricultura de precisão, em franca expansão. Apresentando boa topografia, recursos hídricos abundantes e ampla disponibilidade de terras agricultáveis, a região apresenta crescimento de cerca de 500% em área plantada de grãos, nos últimos anos, com destaque para o plantio de soja e milho.