Série estreia hoje nos canais 100PORCENTOAGRO. Dez episódios destacam sustentabilidade e inovação no Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
A série “Empreendedores do Agro”, realizada com apoio do Sebrae, estreia hoje (22), nos canais 100PORCENTOAGRO. Em dez entrevistas com produtores rurais das regiões do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais, os episódios revelam trajetórias marcadas por desafios, conquistas e aprendizados, oferecendo inspiração e conhecimento prático ao público. O objetivo é destacar práticas bem-sucedidas e como o Sebrae Educampo tem ajudado produtores a pensarem e agirem como empresários.
Os episódios serão lançados em duas etapas: a primeira com cinco programas, estará disponível no YouTube e no Spotify a partir das 18h desta sexta-feira (22), e a segunda, também com cinco, no dia 4 de dezembro de 2025.
Episódios iniciais destacam sucessão familiar e inovação
O primeiro episódio da playlist exclusiva da série fala de “Sucessão familiar e governança espontânea: Família Faria, Custódio Cafés Especiais”, e conta com as participações de Antônio Custódio de Faria e Augusto de Oliveira Faria, e do consultor Educampo Vicente Nunes Junior. O programa explora como a governança eficiente, ainda que informal, promove união familiar e fortalece a marca.
Outro destaque é o episódio sobre comportamentos empreendedores, com Lena Oliveira, da AgroKafa e o consultor Educampo Renato Moreira Silva. Os dois abordam atitudes fundamentais para a sustentabilidade dos negócios rurais.
O episódio “Educação, inovação e sustentabilidade no agronegócio” apresenta Marcelo Coelho Sekita, que discute como o uso de tecnologia e práticas sustentáveis transforma a agricultura.
No episódio sobre novas lideranças na gestão, retenção de talentos e sustentabilidade no Cerrado Mineiro, Marina Teixeira Rosa detalha práticas de gestão sustentável e o compromisso com ESG em propriedades rurais. A consultora Educampo Farlla Cristina Gomes Vieira participa para enriquecer a discussão.
Já o episódio sobre tradição e inovação na cafeicultura familiar explora a experiência de pai e filho: Mário Dianin e Marcos Fante Dianin, além da participação do consultor João Paulo Dianin de Oliveira, que contribui para detalhar a evolução técnica na cafeicultura familiar.
Segunda etapa aprofunda diversidade de temas
Na segunda fase, o episódio “Desafios da pecuária leiteira” apresenta Alcides João de Brito, que compartilha sua transição da suinocultura para a pecuária de leite. A parceria com o Educampo é analisada pelo consultor Educampo Ítalo Barros Matos com insights valiosos sobre o tema.
O episódio “Gestão sustentável na cafeicultura”, com Elesandra Beloni, aborda a gestão de grande porte com foco em sustentabilidade. O consultor Educampo Renato Moreira Silva faz diversas pontuações importantes sobre o tema.
No episódio “Empreendedorismo, liderança e gestão de pessoas no agronegócio”, Flávio Márcio Ferreira da Silva explora sua experiência em liderar culturas diversas, com destaque para parcerias de sucesso. O consultor Educampo Jarbas de Pádua Corrêa complementa a discussão com sua expertise.
O episódio sobre finanças e agronegócio, com Isadora Caixeta e participação do consultor Educampo Rafael Rodrigues Campos, trata de inovação financeira e de como a assistência profissional adequada é estratégica para o sucesso do empreendimento.
Por fim, o episódio “Tradição familiar, energia limpa e cafés especiais” destaca a história de Elmiro Cunha Nogueira Neto, que aborda sustentabilidade e qualidade na produção de café especial premiado. O consultor Educampo Luiz Gustavo Silva Rabelo contribui para enriquecer a narrativa.
Produção e veiculação
A série será exibida nos canais do 100PORCENTOAGRO no YouTube e Spotify.
Além de estar presente no meio digital, o 100PORCENTOAGRO mantém a Revista 100PORCENTOAGRO, um de seus principais produtos editoriais, e conta com 10 colunistas especializados de diversas áreas do agronegócio.
Essa produção reforça o compromisso da plataforma em disseminar conhecimento e conectar o público às transformações do setor agropecuário, consolidando-se como uma referência no Alto Paranaíba, Noroeste de Minas e Triângulo Mineiro.