YouTube
YouTube

São Gotardo lidera discussões sobre inovação no cultivo de alho

Beto Carvalho apresentou estratégias para otimizar a gestão de recursos humanos no campo (Crédito: 100PORCENTOAGRO)
Beto Carvalho apresentou estratégias para otimizar a gestão de recursos humanos no campo (Crédito: 100PORCENTOAGRO)

Encontro Técnico em São Gotardo discutiu inovação e sustentabilidade no cultivo do alho. Destaques: biológicos, exportação e mecanização no setor

Terminou hoje, no final da manhã, o Encontro Técnico e Científico do Alho de Minas Gerais, na ABCESG, em São Gotardo. O evento reuniu produtores e especialistas para discutir práticas sustentáveis e avanços na cultura do alho. Iniciativa da AMIPA — a entidade mineira dos produtores, em parceria com a ANAPA — entidade nacional, o Encontro reforçou a importância estratégica da cultura.

Com o tema “Liderança e Inovação no Setor de Alho”, o encontro contou com apresentações de renomados pesquisadores. Marco Antônio Lucini abordou o tema “Alho Vernalizado”, tratando da importância da técnica no aumento da produtividade e qualidade. Evandro Fagan destacou os “Indutores de Resistência” como parte essencial na fisiologia do alho. José Magno Queiroz fez uma análise abrangente sobre “Pesquisas de Alho no Brasil”, contextualizando o histórico e apontando tendências futuras, enquanto Sérgio Mazaro apresentou avanços no uso de biológicos, enfatizando práticas que reduzem impactos ambientais e aumentam a eficiência no manejo agrícola.

No segundo dia, a atenção se voltou aos desafios da mão de obra, ao potencial de exportação e ao desenvolvimento de variedades inovadoras. Beto Carvalho apresentou estratégias para otimizar a gestão de recursos humanos no campo, enquanto Manoel Oliveira discutiu como o Brasil pode se consolidar como exportador de hortaliças. O especialista Eduardo Oliveira detalhou a mecanização na cultura do alho, apontando para possibilidades que podem transformar a competitividade do setor.

O Encontro de São Gotardo fortaleceu parcerias e promoveu o intercâmbio de conhecimento, com o objetivo de consolidar o Brasil como referência global em alho, integrando sustentabilidade e inovação. Segundo os organizadores, a participação ativa dos presentes contribuiu para reforçar a cadeia produtiva e criar novas oportunidades para produtores locais e nacionais.