Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Alho: evento tem networking e novos conhecimentos

Salão da Abcesg recebeu cerca de 200 participantes no primeiro dia do evento (Foto: 100Porcentoagro)
Salão da Abcesg recebeu cerca de 200 participantes no primeiro dia do evento (Foto: 100Porcentoagro)

Durante dois dias, em São Gotardo (MG) pesquisadores, produtores e empresas do setor trocam conhecimentos. Proposta é atualizar saberes, promover encontros e garantir avanços na produção

Aberto hoje (22), às 13h30, o Encontro Técnico e Científico 2023 da Amipa (Associação Mineira dos Produtores de Alho). O evento é voltado a produtores, parceiros e profissionais do setor e conta com apoio de empresas do segmento.

Veja entrevista da Diretora Científica da Amipa, Mírian Delgado

Após o credenciamento, deram as boas-vindas os presidentes da Anapa e da Amipa, as associações nacional e mineira dos produtores de alho, Rafael Corsino e Flávio Márcio da Silva.

Rafael Corsino diz que 2023 foi difícil e, em 2024, desafio maior é a renovação da lei antidumping

Flávio Márcio da Silva comenta ações da Amipa em defesa do alho brasileiro produzido em Minas, faz balanço de 2023 e fala das perspectivas para 2024 

Um pouco da história do alho, com Carlos Inácio 

Programação

A primeira palestra do evento foi ministrada pelo Professor Silvino Moreira, sobre Os Desafios para a Construção da Fertilidade do Solo. Silvino Guimarães Moreira é agrônomo, mestre e doutor em Solos e Nutrição de Plantas e professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Nesta quinta-feira (23), as atividades do Encontro Técnico e Científico 2023 da Amipa começarão às 8h, com uma rápida abertura.

Às 8h15, o agrônomo Anderson Feltrin fala sobre  Variedades da Argentina Trazidas para o Brasil. Mestre e doutor em Produção Vegetal, Feltrin é pesquisador da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina). 

O segundo tema do dia será Bioinsumos para o Manejo de Doenças: Caminhos e Descaminhos, com o agrônomo Flávio Vasconcelos Medeiros. Editor associado da Revista “Tropical Plant Pathology”, na área de controle biológico, Medeiros é mestre e doutor em Agronomia, pós-doutor e professor da Universidade Federal de Lavras.

Depois do almoço, o economista Tomás Rigoletto Pernías fala do Mercado de Fertilizantes. Rigoletto Pernías é analista de Inteligência de Mercado na StoneX Brasil, com experiência em pesquisa. 

A última palestra será ministrada pelo agrônomo argentino Jose Portela, sobre Ecofisiologia do Alho com Foco em Sementes. Jose Antonio Portela é mestre em Horticultura e doutor em Ciências Agrárias e pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola da Argentina.

Fechando o Encontro Técnico e Científico 2023 da Amipa, haverá uma mesa-redonda com a participação do agrônomo Carlos Inácio Garcia de Oliveira, Consultor Técnico na Produção de Hortaliças.