Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

MG é campeã nacional de cultivo de cenouras

Cultura de cenoura na região de São Gotardo/MG
Plantação de cenoura na região de São Gotardo (Foto: Mírian Delgado)

 

Estado concentra mais de 61%. São Gotardo, no Alto Paranaíba segue como a capital nacional da cenoura

Mais uma vez São Gotardo justifica a fama de capital nacional da cenoura. E Minas Gerais se firma como a campeã brasileira de cultivo. De acordo com estimativa da empresa de sementes Seminis para a safra 2022/23, o País tem 15.050 hectares de área destinada ao cultivo da hortaliça. Minas Gerais soma 9.250 hectares — 61,46% do total.

Reconhecida como capital da cenoura e famosa pela Fenacen — festa nacional com artistas de renome e que atrai público de várias regiões do Brasil, a cidade de São Gotardo lidera a produção do Alto Paranaíba.
Segundo o levantamento da Seminis indica, o restante da área destinada à cultura de cenoura no Brasil está distribuída, pela ordem, por Bahia (1.300 ha), Goiás (1.300 ha), Rio Grande do Sul (1.200 ha), São Paulo (1.100 ha), Santa Catarina (500 ha) e Paraná (400 ha).

Alto Paranaíba

O Alto Paranaíba responde por aproximadamente 40% do abastecimento brasileiro de cenoura.
Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), destacam a região de São Gotardo como a principal produtora nos cultivos de inverno, que ocorre entre julho e novembro.

A produtividade na região beira as 100 toneladas por hectare, e é bem superior à média nacional.