Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Presidente do CECAFÉ visita Campos Altos

Presidente do Cecafé é recebido na sede da Cacec em Campos Altos
Márcio Cândido (ao centro) com João Paulo Ananias (à esquerda) e Joao Batista Ananias (à direita)/Foto: Anderson Carlos

Márcio Cândido esteve com lideranças locais, produtores e empresários do setor. Presidente destaca importância das pequenas propriedades

 

Com Lucas Flausino/Ânderson Carlos* 

O presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ), Márcio Cândido Ferreira, visitou Campos Altos nesta terça-feira (25). Ferreira visitou empresas cafeeiras e se reuniu com lideranças locais e produtores de café.

Em entrevista concedida na sede da CACEC Armazéns Gerais, Márcio Cândido disse que sua vida está inteiramente ligada ao café, e que começou sua história no mercado aos 15 anos de idade. Há 46 anos atuando na mesma empresa, liderou entidades do segmento e, atualmente, preside o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ). A entidade representa 96% das exportações brasileiras, envolvendo 39,7 milhões de sacas e movimentando US$9,2 bilhões de dólares.

“O mundo pensa que a cafeicultura brasileira é só de grandes propriedades quando, na verdade, mais de 75% é de pequenos produtores”, revela. Márcio Cândido afirmou, ainda, que o CECAFÉ estimula o desenvolvimento de novas origens produtoras, capazes de gerar qualidade e respeitar o meio ambiente, e que o papel do Brasil não é apenas ser líder na exportação, estatisticamente, mas, também, na construção de um mundo melhor por meio da cafeicultura. Defende, ainda, que a produtividade com menor uso de área deve ser almejada cada vez mais. “O produtor é referência. Ele tem contribuído muito para essa imagem do café brasileiro. O governo, junto com o CECAFÉ e com outras entidades privadas, tem consciência do nosso trabalho, e sabe que, hoje, além de fazer, é preciso comunicar”, disse.

O dirigente ressaltou, ainda, sua amizade com a família Ananias, proprietária e fundadora da CACEC Armazéns Gerais, tradicional empresa de Campos Altos, prestadora de relevantes serviços ao mercado cafeeiro nacional e internacional.

O presidente da CACEC, João Batista Ananias, reafirmou sua amizade com Márcio Cândido, e lembrou que o início no mercado foi marcado pelo relacionamento profissional entre eles.

O CECAFÉ

O CECAFÉ é resultado da fusão de duas entidades representativas do setor exportador: Associação Brasileira dos Exportadores de Café (ABECAFÉ) e Federação Brasileira dos Exportadores de Café (FEBEC). O processo de fusão foi conduzido por professores da Faculdade de Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (FEA-USP) por meio do Centro de Inteligência dos Agronegócios (PENSA), em 1999.

As estratégias do CECAFÉ em favor da cafeicultura brasileira contemplam a comunicação, promoção da imagem, segurança alimentar e do alimento, modernização de processos, entre outros.

O principal compromisso do CECAFÉ é representar um setor que promove eficiência, organização, sustentabilidade, liquidez e renda ao produtor brasileiro, levando os Cafés do Brasil para mais de 130 países do mundo, defendendo e promovendo os interesses do setor exportador de café de forma íntegra e profissional, com reconhecimento, liderança, competitividade e sustentabilidade. 

 

*Portal “No Foco” e Rádio Expresso FM, parceiros de conteúdos dos canais 100PORCENTOAGRO