Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Começa 8º levantamento da safra de grãos 22/23

312,5 milhões de toneladas a produção de grãos no Brasil
Dados de 13 de abril estimam em 312,5 milhões de toneladas a produção de grãos no Brasil (Foto: Wanderson Araújo/Trlux/EBC)

Técnicos da Conab estão atualizando o números. Levantamento será divulgado em 11 de maio

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começou hoje (24) a pesquisa de atualização dos números da safra brasileira de grãos. Os técnicos estão apurando os dados para a composição do 8º Levantamento da Safra de Grãos 2022/2023, a ser divulgado no dia 11 de maio.

A pesquisa irá até 29 de abril, em lavouras do Tocantins, Alagoas e Pernambuco. Em campo, eles irão apurar as perspectivas de produção, área, produtividade e possíveis efeitos de eventos climáticos nas culturas. 

Diferentemente desses três estados, nos demais essas informações serão apuradas remotamente. Neles, a Conab fará a pesquisa por telefone e coleta on-line.

Os pesquisadores da Conab estão verificando a semeadura das culturas de terceira safra e o acompanhamento das culturas de segunda safra.

Veja o Boletim de Monitoramento Agrícola e os dados disponíveis da Safra Brasileira de Grãos.

No 7º Levantamento, divulgado em 13 de abril, a Conab estimou em 312,5 milhões de toneladas a produção de grãos no Brasil no ciclo 2022/2023. Isto representa uma alta de 40,1 milhões de toneladas no comparativo com a temporada 2021/22 (+15%). A explicação considera não apenas o aumento de área plantada (+3,3 %), mas, também a melhoria da produtividade de culturas como soja, milho, algodão, girassol, mamona e sorgo.