Café do Cerrado Mineiro promove selo de Denominação de Origem em road show na Itália. Evento fortalece parcerias e expande presença no mercado europeu
Entre os dias 1º e 8 de outubro, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado promoverá um road show em três importantes cidades italianas: Milão, Florença e Roma, com o objetivo de apresentar o selo de Denominação de Origem (DO) da Região do Cerrado Mineiro (RCM). A iniciativa faz parte da campanha “A Verdade é Rastreável”, e visa destacar a autenticidade e a rastreabilidade do café produzido na região.
O road show, realizado com o apoio de cooperativas e associações como CarmoCer, Carpec, Coopadap, ACA e outras, reunirá produtores, cooperativas e o Sebrae para fortalecer a marca Cerrado Mineiro no mercado europeu. Gláucio de Castro, presidente da Federação, Juliano Tarabal, diretor executivo, e Tiago Furlaneto, coordenador da DO, serão os líderes da comitiva.
A escolha da Itália como destino desse evento não é aleatória. O país se destaca como um dos principais consumidores de produtos com Denominação de Origem e grande importador de café brasileiro. Segundo Gláucio de Castro, o intuito é “mostrar para os italianos o que torna o café do Cerrado Mineiro único: sua rastreabilidade e autenticidade”.
O evento em Milão, no dia 1º de outubro, marcará o início do tour, coincidindo com o Dia Internacional do Café. A illycaffè, uma das maiores empresas de café da Itália, promoverá uma ativação especial na cidade, destacando o café do Cerrado Mineiro e as práticas de agricultura regenerativa associadas a ele. Além disso, o público italiano poderá participar de uma prova de café (cupping) na renomada cafeteria Cafezal Specialty Coffee, proporcionando uma experiência sensorial com o produto da região.
Florença sediará a continuação do evento, no dia 3 de outubro, com um encontro destinado a torrefadores na cafeteria Ditta Artigianale. O encerramento será em Roma, no dia 8 de outubro, em um evento na Embaixada do Brasil, com a presença de Vanusia Nogueira, diretora executiva da Organização Internacional do Café (OIC), e Andrea Illy, presidente da illycaffè.
A campanha de internacionalização da marca Cerrado Mineiro busca não apenas promover o café com Denominação de Origem, mas também fortalecer as parcerias entre produtores, cooperativas e outros envolvidos no sistema RCM. A rastreabilidade do café, uma das suas principais características, é vista como um diferencial no mercado europeu, que valoriza cada vez mais a sustentabilidade e a autenticidade dos produtos.
Essa série de eventos busca ampliar o reconhecimento da Denominação de Origem Cerrado Mineiro no mercado italiano e abrir novas oportunidades de negócios para os produtores, de acordo com Juliano Tarabal . A meta é detalhar o processo de certificação, as características do terroir, as normas e os benefícios do selo de origem. Além disso, espera-se que o road show fomente novas parcerias comerciais, impulsionando o crescimento da marca no cenário global.