Eventos simultâneos devem reunir cerca de 700 produtores para troca de experiências. Décimo quinto Encontro de Cafeicultores e 2º Encontro de Produtores de Abacate ocorrem em maio
Produtores rurais de diversas regiões estarão reunidos no Parque de Exposições de São Gotardo, dia 25 de maio, no 15º Encontro de Cafeicultores e 2º Encontro de Produtores de Abacate. O tema central dos dois eventos é “Inovação e Desafios”. São esperados produtores de todo o país, além de especialistas nas duas culturas.
Os encontros compõem o Projeto Educampo, programa de apoio do Sebrae que há 15 anos acompanha os produtores de café da região. A iniciativa é da Associação de Apoio aos Produtores Rurais de São Gotardo (Assogotardo), com apoios do Sindicato Rural de São Gotardo, da Federação dos Cafeicultores do Cerrado e da Emater-MG.
O gerente da Assogotardo, Cesarino Bicalho, destaca temas importantes como a gestão econômica e condução sustentável da cafeicultura, manejo de poda e comercialização do abacate, além de uma palestra sobre Gestão de Pessoas.
Jarbas de Padua Correia, engenheiro agrônomo da Assogotardo, afirma que a presença do Sebrae no projeto permite identificar os gargalos a serem trabalhados junto com os produtores, buscando uma melhor relação econômica e técnica no negócio. Para Correia, a troca de informações, antes exclusiva para produtores de café, agora também será estendida aos produtores de abacate.
O produtor Hugo Shimada, referência regional na cultura de abacates margarida e breda, também está na organização do evento e reforça a necessidade de fomento e abertura de novos mercados para a cultura do abacate, e destaca que esse tem sido o foco da Associação de Produtores de Abacate do Brasil. Por seu turno, a Assogotardo se concentra na parte técnica e econômica por meio de ações de difusão de tecnologias e comparação entre os produtores para avaliar o que está dando certo ou não.
Nesta terça-feira (25), a organização divulgou a programação oficial dos eventos.
Os produtores presentes no evento concorrerão a uma carta de crédito no valor de R$8 mil. Para ter direito ao prêmio, o contemplado deverá estar no local no momento do sorteio.