Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Visibilidade e política dão tom a encontro em Monte Carmelo

Evento reuniu produtores e autoridades em Monte Carmelo (Crédito: Faemg)
Evento reuniu produtores e autoridades em Monte Carmelo (Crédito: Faemg)

Evento reuniu produtores e autoridades em Monte Carmelo. Iniciativa fortalece o setor. Participantes dão demonstração de união

Nesta terça-feira (16), a terceira edição do Agro em Ação, evento que mobiliza centenas de produtores rurais do Alto Paranaíba, Triângulo e Noroeste de Minas, reuniu cerca de 250 pessoas, incluindo produtores rurais da região, autoridades e representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), em um momento de mobilização e fortalecimento do setor.

A iniciativa já passou por Rio Pomba e Machado, e segue agora para Teófilo Otoni e Curvelo até o final de maio. O objetivo é integrar a diretoria da Faemg com o interior do estado, promovendo o diálogo e a construção de estratégias para garantir visibilidade e representatividade política para a agropecuária mineira.

Na abertura do evento, o presidente da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, apresentou os resultados de um levantamento realizado pela Quaest Consultoria e Pesquisa sobre a imagem da agropecuária mineira. Os dados revelaram uma percepção extremamente positiva da sociedade sobre o setor, tanto em relação aos produtores quanto às suas entidades representativas, como a Faemg e os sindicatos rurais, além do Senar.

A cerimônia de abertura contou também com um momento emocionante, quando o presidente da Faemg entregou uma placa em homenagem ao presidente do Sindicato de Iraí de Minas, Paulo Alves Cardoso. “São muitos anos de trabalho prestado ao sindicato. É uma dedicação e uma força que nos inspira”, disse Antônio Salvo.

Salvo também enfatizou a importância da participação política dos produtores rurais, especialmente nas próximas eleições municipais.

“Precisamos defender os nossos interesses e ninguém fará isso por nós. Precisamos estar mobilizados para termos cada vez mais força e representatividade. O Agro em Ação é um marco inicial para fortalecermos essa atuação política e garantir que a voz do agronegócio mineiro seja ouvida”, afirmou.

A abertura contou ainda com a presença de toda a diretoria da Faemg, além do prefeito de Monte Carmelo, Paulo Rodrigues Rocha, do prefeito de Paracatu, Igor Santos, e várias outras autoridades. Durante sua apresentação, o vice-presidente de Finanças da Faemg, Renato Laguardia, ressaltou a importância do engajamento conjunto entre produtores, sindicatos e a federação. Ele ainda destacou dados da pesquisa mostrando como o setor é forte em todo o estado. “O Agro em Ação é um momento para fortalecermos essa união e trabalharmos juntos pelo desenvolvimento da agropecuária mineira. O setor é muito bem-visto por toda a sociedade de maneira geral. Temos que aproveitar essa imagem positiva”, declarou.

O vice-presidente secretário da Faemg, Ebinho Bernardes, apresentou, durante sua fala no Agro em Ação, dados sobre o nível de conhecimento das instituições integrantes do Sistema Faemg Senar. Na avaliação de Ebinho, os dados são muito positivos, mas podem ser aprimorados com a participação de todos. “Já temos uma boa imagem, agora precisamos espalhar para todo mundo o que nós fazemos para que possamos nos tornar ainda mais relevantes politicamente. Só assim teremos visibilidade e reconhecimento”, afirmou.

Também estiveram presentes o assessor especial da Diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu); o superintendente de Relacionamento, Francisco Simões; o chefe de Gabinete, Silas Canêdo; e a gerente da Assessoria Jurídica da Faemg, Mariana Maia.

Visibilidade e política dão tom a encontro em Monte Carmelo

Hemerson Bovi, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Carmelo, expressou seu prazer em receber os produtores rurais, os presidentes de sindicatos e a diretoria do Sistema Faemg Senar neste evento, que vem falar a respeito da necessidade de representatividade, de discutir o papel do produtor rural na política brasileira.

Rodolfo Molinari, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Gotardo, enfatizou a importância dos eventos do Sistema Faemg Senar como o Agro em Ação e o Faemg em Campo. Segundo Molinari, esses eventos são vitais para trazer o produtor rural para junto da entidade, permitindo a eles conhecer e entender o que o Sistema oferece e como pode fortalecer a cadeia.

Osny Zago, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento, elogiou a Faemg por resgatar o processo de mobilização do produtor para que ele possa se valorizar e combater narrativas que são contra o homem do campo. “O produtor rural é o maior preservador do meio ambiente, gera empregos e trabalha para a sociedade”, disse.

Márcio Guapo, presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e presidente do Sindicato de Campo Florido, também ressaltou a importância do Agro em Ação. Segundo ele, é necessário conscientizar os produtores sobre a importância da política e a Faemg tem um papel crucial nesse processo.