lançamento lançamento lançamento lançamento lançamento lançamento
lançamento lançamento lançamento lançamento lançamento lançamento

Mulheres do agro debatem liderança e educação

Evento na sede do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte (Crédito: Janaina Rochido)
Evento na sede do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte (Crédito: Janaina Rochido)

Evento no Sistema Faemg Senar reúne lideranças femininas do agro para debater liderança e educação. Palestras destacam o impacto das mulheres no setor

Na última quinta-feira (20), o Sistema Faemg Senar foi palco de um evento dedicado às mulheres do agronegócio. O Encontro das Líderes do Agronegócio, organizado pela Gerência da Mulher, do Jovem e de Inovação com apoio da Comissão de Direito do Agronegócio de Minas e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reuniu mais de 200 participantes.

Representantes de quatro estados compareceram ao evento, focado em liderança, educação e representatividade feminina no setor agropecuário. O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, destacou a importância de eventos como esse: “Reunimos as lideranças femininas, e isso é muito bom, porque entendemos a necessidade da presença das mulheres dentro do agronegócio, participando ativamente ao lado do produtor rural, mostrando um outro olhar. E hoje, após um dia inteiro de debates, que elas possam voltar para suas propriedades e multiplicar o que foi aprendido aqui”, afirmou.

De acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE, quase 1 milhão de propriedades rurais no Brasil são dirigidas por mulheres. Este dado ressalta a importância de promover eventos que incentivem a troca de conhecimentos entre essas lideranças. “Ao reunirmos as lideranças femininas queremos fortalecer a imagem positiva do agro, mostrando a relevância e o impacto da mulher no trabalho dentro e fora de porteira”, declarou a gerente Silvana Novais.

Durante o evento, diversas palestrantes compartilharam suas experiências em liderança, representatividade e educação participativa. Raquel Soares, professora na Universidade Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba (UFV-CRP) e fundadora da startup WantU-Agro, proferiu a palestra intitulada “Transformação Agrohumana”, sobre o papel da liderança feminina na sustentabilidade e inovação no agronegócio. Aliás, Raquel estará na revista 100PORCENTOAGRO, edição de julho, com o artigo “As novas identidades profissionais de mulheres
no agronegócio”.

Raquel Soares, professora da UFV-CRP, foi uma das palestrantes (Crédito: Evento na sede do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte (Crédito: Janaina Rochido)
Raquel Soares, professora da UFV-CRP, foi uma das palestrantes (Crédito: Evento na sede do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte (Crédito: Janaina Rochido)

As presidentes das comissões das Mulheres da CNA, Stefani Ferreira; da Faemg Mulher, Lílian Laugthon; e do Direito do Agro na OAB/MG, Valéria Lemos, abriram as atividades da tarde. Elas discutiram a importância desses grupos para o fortalecimento do trabalho das mulheres no campo. Stéphanie Ferreira compartilhou sua trajetória desde a CNA Jovem até se tornar presidente da Comissão Nacional de Mulheres do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA).

Ana Nery, idealizadora do projeto “De olho no material escolar”, abordou a educação no Brasil e a importância dos conteúdos pedagógicos na construção de uma imagem positiva do agro para as futuras gerações. Michelle de Paula apresentou o projeto Agro na Escola do Sistema Faemg Senar, que dissemina conhecimentos sobre as cadeias produtivas e a importância do setor para estudantes de escolas públicas.

Ainda no tema “Lideranças que educam”, Cristiane Trigueiro, coordenadora pedagógica do Sistema, mediou uma roda de conversa com as integrantes da Comissão Faemg Mulher, Viviane Cunha e Juliana Rezende Mello.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo os vice-presidentes do Sistema, Renato Laguardia e Ebinho Bernardes; o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr.; a deputada federal Greyce Elias; o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas, Thales Fernandes; a deputada estadual Ludmila Falcão; o presidente da OAB Seção MG, Sérgio Rodrigues Leonardo; o presidente da OAB – CAA Minas Gerais, Gustavo Chalfun; e a presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, Cristiana Gutierrez.

O encontro reforçou a importância da presença feminina no agronegócio e a necessidade de eventos que promovam a troca de conhecimentos e a valorização das mulheres no setor.