Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

MG: Alto Paranaíba implanta Centro de Referência em Olericultura

Parque de Exposições de São Gotardo, local das atividades do Centro de Referência em Olericultura (Crédito: Sindicato Rural de São Gotardo)
Parque de Exposições de São Gotardo, local das atividades do Centro de Referência em Olericultura (Crédito: Sindicato Rural de São Gotardo)

A iniciativa do Sindicato dos Produtores Rurais de São Gotardo, onde o Centro está instalado, é resultado de parceria com o Sistema Faemg-Senar. O presidente da Comissão de Olericultura da Faemg falou ao 100PORCENTOAGRO

Estamos concretizando agora um sonho que surgiu no início de 2022. A afirmação é do presidente da Comissão de Olericultura do Sistema Faemg-Senar, Rodolfo Molinari, que também preside o Sindicato dos Produtores Rurais de São Gotardo, sobre o Centro de Referência em Olericultura de Minas Gerais. Além de inaugurar o Centro, Molinari declarou, em entrevista exclusiva, que a entidade vai ofertar, ainda em 2024, cursos técnicos de nível médio para qualificar e capacitar mão de obra para a cadeia olerícola. 

Ouça a entrevista exclusiva

A primeira ação do Centro de Referência em Olericultura de Minas Gerais, localizado em São Gotardo, no Alto Paranaíba, foi um curso de qualificação em operação e manutenção de tratores agrícolas, nesta semana. De agora em diante, iniciativas como esta vão movimentar o Parque de Exposições de São Gotardo e outras praças de Minas Gerais, atendidas pelo Centro. 

Ainda em 2022, a criação da unidade já havia sido tema de um bate-papo com o Presidente da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo e com Rodolfo Molinari. Ali começou a se desenhar a possibilidade. 

Veja a entrevista completa

Em outra ocasião, durante a 10ª Fenacampo (Feira de Agronegócios do Alto Paranaíba), em agosto de 2023, Antônio Pitangui de Salvo e o Secretário de Estado da Agricultura, Thales Fernandes, participaram de um podcast ao vivo e declararam com exclusividade a soma de esforços pela criação do Centro de Referência no Alto Paranaíba. 

Veja a entrevista exclusiva

Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio Carvalho, “esta é uma primeira iniciativa e a ideia é expandir o conhecimento ali produzido para outras regiões do Estado, além de promover a formação de instrutores”.