Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Lançado movimento de educação positiva sobre o agro

Material escolar e livros didáticos precisam ser atualizados (Foto: Agência Brasil)
Material escolar e livros didáticos precisam ser atualizados (Foto: Agência Brasil)

Parceria envolve Esalq/USP e Associação De Olho no Material Escolar. Intenção é apoiar professores e fornecer conteúdo científico capaz de gerar perspectivas positivas para os estudantes

Uma bela iniciativa envolvendo o agro une a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e a Associação De Olho no Material Escolar. É a Agroteca, uma biblioteca virtual com embasamento científico para professores sobre temas relacionados ao agronegócio. Com origem na sociedade civil, a Agroteca pretende contribuir para uma educação positiva e atualizada sobre o agro, com base em conteúdo científico e que gere perspectivas positivas para os estudantes. 

Uma das propostas é expandir o entendimento e a admiração por áreas de atuação para que os mais diversos setores sejam supridos por profissionais bem preparados, críticos e empreendedores, hábeis em enxergar um mundo múltiplo e capacitados para se inserirem nele. O movimento começa pelo conteúdo relacionado ao agro, pois há uma única história sendo contada nos materiais escolares, livros e apostilas, com conteúdos desatualizados, descontextualizados, incompletos e com problemas conceituais. 

Saiba mais sobre a Agroteca

Os organizadores da Agroteca sustentam que há tecnologias, carreiras promissoras e produção com conservação no campo, um mar de oportunidades que deixa de ser apresentado às crianças. Reconhecem também que existem muitos desafios para serem resolvidos pela expertise trabalhada nos centros urbanos. 

A consequência da falta do conteúdo atualizado do agro nos materiais escolares é a redução da perspectiva de futuro de crianças e jovens, desde os bancos da escola, colégios, universidades e faculdades, onde criam seu imaginário para a vida. 

A mensagem da Associação é “Plantando verdades, colhendo conhecimento. Participe da associação que amplia o conhecimento de jovens e crianças sobre o agro brasileiro a partir da atualização do material escolar como também cria pontes entre o campo e o setor educacional”. No site, é possível conhecer os projetos