Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Integra Zebu: Serra do Salitre tem dia de campo

No Brasil, estima-se que das 160 milhões de cabeças
As raças zebuínas reúnem todos os predicados genéticos para se adaptar aos nossos sistemas de produção de carne ou leite tropicais (Foto: Redes Sociais ABCZ)

Programa lançado em 2020 já foi implantado em mais de 60 fazendas. Caso de sucesso da Fazenda Pavão será apresentado no evento

Nesta quinta-feira, 20 de abril, a Fazenda Pavão, em Serra do Salitre (MG), será palco do Dia de Campo do programa Integra Zebu, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O evento reunirá técnicos e produtores rurais em uma programação destinada à troca de experiências visando a uma melhor produtividade no manejo de bovinos. As práticas adotadas pela Fazenda Pavão serão a referência do Dia de Campo.

O Integra Zebu foi desenvolvido pela ABCZ em parceria com o então Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e outras entidades públicas e privadas. O objetivo do Integra Zebu é incentivar a recuperação de pastagens degradadas em todo o Brasil por meio da adoção dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Lançado em 2020, o programa já foi implantado em mais de 60 propriedades de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Tocantins.

Programação em Serra do Salitre

A recepção das caravanas está confirmada para às 12h, com abertura às 13h. Em seguida, às 13h30, João José de Melo, proprietário da Fazenda Pavão, fala sobre o sucesso das práticas adotadas na fazenda. Na sequência, às 13h50, o coordenador do Integra Minas ABCZ, João Bento, apresenta detalhes do convênio. Às 14h10, o pesquisador da Epamig, Leonardo de Oliveira Fernandes, apresenta o painel “O Capiaçu como alternativa como alternativa na alimentação bovina”.

Os participantes terão uma hora para networking durante o café com leite e prosa, marcado para às 15h.

O encerramento será às 16h.