Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Emater-MG seleciona 264 cafés especiais em concurso de qualidade

Em novembro, amostras serão submetidas a uma nova prova de xícara (Foto: Freepick)
Coffee cup and beans on a wooden table. Dark background.

Na segunda fase do 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, 264 amostras com 85 pontos avançam na disputa, impulsionando o mercado.

 

O 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais progride para sua segunda fase de análises sensoriais, com a seleção de 264 amostras que atingiram, no mínimo, 85 pontos, segundo a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). As duas principais regiões produtoras de café do estado, Matas e Sul de Minas, também se destacaram na qualidade, com 132 e 80 amostras, respectivamente, classificadas para a próxima etapa.

Na primeira fase de provas sensoriais, a comissão julgadora avaliou mais de 12 mil xícaras, provenientes de 847 amostras previamente selecionadas na avaliação física dos grãos. Dessas, 706 amostras obtiveram mais de 80 pontos, sendo, portanto, consideradas cafés especiais de acordo com a metodologia da SCA.

Veja a lista completa

O coordenador estadual da Emater-MG, Willem de Araújo, ressalta a importância dessa conquista, enfatizando a consolidação de Minas Gerais como a maior região produtora de cafés de alta qualidade no mundo. Essa pontuação elevada resulta em maior valor de mercado para os produtores, permitindo a comercialização desses cafés a preços superiores aos dos cafés comuns.

Prazo para reamostragem

Os 264 cafés classificados serão reamostrados pelos produtores, em quantidades de 3 quilos cada, conforme as normas do edital do concurso, e devem ser entregues nos escritórios da Emater-MG até 27 de outubro. Em novembro, essas amostras serão submetidas a uma nova prova de xícara realizada por oito provadores contratados para esse propósito. Nessa etapa, são avaliadas características como aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos e doçura, entre outros aspectos sensoriais da bebida.

O 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu 1.563 inscrições nas categorias natural e cereja descascado, despolpado ou desmucilado. A competição é promovida pela Emater-MG, com o apoio da Universidade Federal de Lavras e o patrocínio do Sicoob Crediminas. O resultado final será divulgado em dezembro, com a revelação dos vencedores.