Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Conab: safra de grãos será de 313,9 milhões de toneladas

Colheita de soja será recorde
Colheita de soja (Foto: Wenderson Araujo/Trilux/Agencia Brasil/EBC)

Com maior área plantada, desempenho da produção também aumenta. Mercado internado e exportações crescem em relação à safra passada

Em resumo:

  • Estimativa foi divulgada hoje em Brasília
  • Os números são melhores do que os da safra anterior
  • Produtividade média projetada por hectare é de 4.048 quilos, a maior desde 2016/17
  • Com isso, exportações aumentarão, assim como o consumo interno

 

Saiba mais

 

A expectativa de produção é de 313,9 milhões de toneladas na safra 2022/23, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O número é detalhado no 8º Levantamento da temporada, divulgado hoje (11), em Brasília (DF).

Se o número se confirmar, será 15,2% maior em relação à safra anterior — 41,4 milhões de toneladas.

A produtividade média por hectare pode chegar a 4.048 quilos, superando o recorde alcançado na safra 2016/17. “Esse rendimento é atingido mesmo em um ano safra sob influência do fenômeno La Niña, sobretudo no início da safra, mas em uma menor escala. Se compararmos com a safra passada, o clima adverso teve impacto no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e parte do Mato Grosso do Sul. Já neste ciclo os efeitos foram mais concentrados no estado gaúcho”, diz Fabiano Vasconcellos, gerente de Acompanhamento de Safras. 

Outro fator, além das boas produtividades, é a área, que também deve apresentar aumento de 4%, chegando a 77,5 milhões de hectares.

Milho

Na segunda safra, a estimativa da produção de milho é de 125,5 milhões de toneladas — +12,4 milhões de toneladas acima da safra 2021/22. Na primeira safra, o volume produzido alcançou 27 milhões de toneladas — +8,1% em relação à safra anterior. 

Soja

A estimativa é de uma produção recorde de 154,8 milhões de toneladas do grão — +23,3% sobre a safra passada. Melhoraram a produtividade e a área plantada. 

Intenções de plantio

Considerando as culturas de inverno, a Conab apontou as intenções de plantio reveladas pelos produtores, com destaque para o trigo. É esperada uma alta de 7% na área plantada, chegando a 3,3 milhões de hectares. A produção projetada para o cereal é de 9,6 milhões de toneladas.

Exportações 

As vendas externas também têm boas perspectivas, segundo a Conab. 

A previsão de embarques de soja é de cerca de 95 milhões de toneladas. Óleo e farelo de soja também têm perspectivas positivas: 2,6 milhões de toneladas de óleo e 20,66 milhões de toneladas de farelo.

No caso do milho, o volume de exportações em 2023 está projetado para 48 milhões de toneladas — 79,3 milhões de toneladas do cereal da safra 2022/23 deverão ser consumidas internamente, um aumento de 6,5%, no comparativo com a safra anterior. Os estoques de passagem do grão são estimados em 8,2 milhões de toneladas — +1,1%.