Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Uberlândia sedia encontro nacional do alho e cebola

Anapa e Anace organizam o evento de Uberlândia (Imagem oficial)
Anapa e Anace organizam o evento de Uberlândia (Imagem oficial)

IV Encontro Técnico Nacional das duas culturas será em setembro. Organização é das entidades nacionais do alho e da cebola em parceria com a UFU

O IV Encontro Técnico Nacional do Alho e Cebola está confirmado para os dias 20, 21 e 22 de setembro, em Uberlândia (MG). Organizada pela Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) e pela Associação Nacional da Cebola (Anace), a edição deste ano conta com parceria da Universidade Federal Uberlândia (UFU). 

Durante os três dias do evento, o anfiteatro do Campus Glória da UFU vai receber os principais atores das duas culturas, com apoio da Associação Brasileira de Horticultura (ABH). 

As inscrições estão abertas, e são gratuitas para associados da Anapa e Anace. Alunos, professores, pesquisadores e técnicos deverão pagar uma taxa de inscrição. As vagas são limitadas.

Inscreva-se

Saiba mais sobre a taxas

O encontro de Uberlândia contará com palestras sobre estratégias de marketing para o agronegócio, produção de bioinsumos, técnicas moleculares, tecnologia de aplicação (aplicador legal), dentre outros temas. 

Outra novidade desta edição é o dia dedicado à apresentação de trabalhos científicos relacionados às culturas do alho e da cebola.

Pesquisadores com projetos de pesquisa nas duas cadeias produtivas já podem enviar seus resumos para o Grupo de Estudos e Pesquisa em Olericultura e Medicinais (GEPOM/UFU), no e-mail gepom.ufu@gmail.com. O prazo final é 31 de julho de 2023. Para apresentar os trabalhos, é necessário estar inscrito no evento, com inscrição paga até 31 de julho, exceto nos casos previstos de isenção.

A seleção dos resumos será feita por uma comissão científica formada por pesquisadores, professores e técnicos de notório saber nas duas culturas. As apresentações serão orais ou em poster, com publicação em uma edição especial da Revista Nosso Alho.

Conheça as regras

Modelo de resumo

 

Produtividade em Minas Gerais

De acordo com a Anace, o plantio de cebola em Minas Gerais vem ganhando espaço na produção nacional por conta da temperatura e do clima, que favorecem o produtor com opções para qualquer época do ano. Essa característica permite adotar estratégias diferenciadas no momento do plantio para evitar acúmulo do produto no momento de comercialização.

Em relação ao alho, Minas Gerais é o maior produtor do país, com destaque para o Alto Paranaíba, especialmente nas cidades de Rio Paranaíba, Campos Altos, São Gotardo, Santa Juliana, Tapiraí, Ibiá, Tiros, Santa Rosa da Serra