Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

São Gotardo recebe “Sistema Faemg Senar em Campo”

Debates e mesa-redonda foram pontos altos do evento em Alfenas (Foto: ASCOM/Faemg-Senar)
Debates e mesa-redonda foram pontos altos do evento em Alfenas (Foto: ASCOM/Faemg-Senar)

Evento deverá reunir cerca de 500 produtores. Destaque para os participantes do programa ATeG

 

São Gotardo sediará, no dia 30 de março, das 8h30 às 16h, no Sindicato dos Produtores Rurais: avenida Brasil, no Jardim das Flores, a terceira edição do evento “Sistema Faemg Senar em Campo”. A iniciativa é do Sindicato Rural com apoio do Sistema, e pretende reunir cerca de 500 produtores rurais, mulheres e jovens do campo, com destaque para participantes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

O Presidente da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Antônio Pitangui de Salvo, estará presente, ao lado do Superintendente do Senar, Christiano Nascif, além de membros da diretoria, gerentes e outros representantes do Sistema Faemg Senar. A ideia central é estreitar as relações da entidade com os produtores rurais das cidades que compõem as regionais de Patos de Minas e Uberaba.

Faemg e Senar já promoveram dois encontros do evento neste ano. O primeiro, realizado em Manhuaçu, teve como destaque a fala do Presidente Antônio Pitangui de Salvo, valorizando esse novo projeto como pilar da proposta de levar a Faemg para dentro dos sindicatos com o objetivo de fortalecê-los. “Nós entendemos que a nossa entidade, nosso setor, só será forte se toda entidade, se todo segmento estiver unido, trabalhando junto com planejamento, foco e projetos, para que possamos continuar representando bem o nosso produtor rural que é o objetivo maior do Sistema Faemg Senar”, disse.

No segundo encontro, realizado em Alfenas, 400 produtores trocaram conhecimentos e conversaram sobre os caminhos do agronegócio. Além de detalhes sobre todo o processo de atuação do Sistema Faemg Senar em favor do produtor, temas como prestação de serviços e questões ambientais, jurídicas e econômicas permearam uma mesa-redonda que foi um dos pontos altos do evento. Os participantes também conheceram todo o potencial de serviços educacionais que serão oferecidos a partir deste ano, no Centro de Excelência em Cafeicultura, com sede em Varginha.

No Alto Paranaíba — A programação do evento de São Gotardo, no Alto Paranaíba, vai abrir espaço para debates técnicos sobre pautas sindicais, jurídicas e ambientais com especialistas do Sistema Faemg Senar. Os participantes também poderão conhecer as ações, produtos e serviços que a entidade oferece para produtores e trabalhadores rurais e suas famílias.

O credenciamento será às 8h30, seguido de café, com abertura prevista para 9h30. Às 9h45, haverá uma apresentação institucional da Faemg. Em seguida, apresentação do Senar. Após o almoço, às 14h, um debate técnico abordará temas ligados às áreas ambiental, sindical e jurídica — especialmente aspectos trabalhistas e previdenciários. Às 15h30, será apresentado um relato sobre os programas e ações na região. O encerramento será às 16h.

O Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Gotardo, Rodolfo Molinari, afirma que a maior aproximação entre o Faemg, Senar e produtores é altamente positiva porque rende parcerias importantes para o segmento. “É a oportunidade de trazer a Faemg e o Senar mais pra perto de nós, por meio do Sindicato. E isso é muito benéfico”.