Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Saiu no jornal: Viveiro de Atitude é sustentabilidade e conscientização ambiental 

Viveiro de Atitude: iniciativa em Monte Carmelo é inspiração para outras regiões do Brasil (Foto: Viveiro de Atitude)
Viveiro de Atitude: iniciativa em Monte Carmelo é inspiração para outras regiões do Brasil (Foto: Viveiro de Atitude)

Localizado em Monte Carmelo, programa oferece mudas a R$ 5. Diretor Superintendente da MonteCCer sonha inspirar ações iguais em todo o Brasil

Enriquecer nossas matas e proteger a biodiversidade são metas prioritárias para o Viveiro de Atitude, localizado em Monte Carmelo (MG). Segundo Régis Damásio Salles, Diretor Superintendente da MonteCCer, o projeto visa inspirar ações de sustentabilidade no agronegócio em todo o país. Em entrevista exclusiva ao 100PORCENTOAGRO, Salles destacou o propósito do viveiro, que envolve a produção de mudas nativas do Cerrado.

Leia mais no Jornal 100PORCENTOAGRO

Desde sua criação, em 2019, o programa socioambiental mobiliza fazendas cooperadas da MonteCCer para desenvolver e distribuir mudas nativas do bioma. Comercializadas a R$ 5 a unidade, as mudas estão disponíveis para toda a comunidade, com toda a receita revertida para assistência social a crianças e idosos.

O projeto não apenas visa gerar impacto ambiental positivo, mas também educar para conscientizar e preservar. Alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Viveiro de Atitude abraça 11 desses objetivos, buscando promover ações que combatam a pobreza, promovam a saúde e estimulem o uso de energias limpas, entre outros.

Salles destaca o apoio fundamental de 24 entidades e instituições, incluindo universidades e empresas multinacionais, que ajudam a manter o programa. Parcerias estratégicas, como a com o Sicoob Montecredi, viabilizam a assistência técnica necessária para o sucesso do projeto.

Com mais de 100 espécies nativas do Cerrado e capacidade de produção de 60 mil mudas por ano, o Viveiro de Atitude tem como objetivo estender seu impacto para todos os municípios polo do Cerrado. A temporada de plantio, iniciada em novembro de 2023, continua até março próximo, reforçando o compromisso com a conservação desse importante bioma.