Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Nova plataforma digital Infobee beneficia criadores de abelhas

Atividade de criação de abelhas sociais é um desafio devido à diversidade de espécies e particularidades regionais (Foto: Embrapa)
Atividade de criação de abelhas sociais é um desafio devido à diversidade de espécies e particularidades regionais (Foto: Embrapa)

Embrapa apresenta plataforma Infobee que disponibiliza serviços inéditos. Iniciativa reúne informações técnicas, econômicas e de mercado

A Embrapa Amazônia Oriental (PA) e a empresa Equilibrium Web unem esforços para lançar a plataforma digital Infobee, uma solução inovadora voltada para os criadores de abelhas em todo o Brasil. Essa iniciativa oferece informações técnicas, econômicas e de mercado essenciais para o setor de apicultura e meliponicultura, facilitando o acesso a conhecimento e tecnologia.

A Infobee disponibiliza os resultados da pesquisa agropecuária em apicultura e meliponicultura por meio de publicações, cursos, vídeos, animações e aplicativos web. Segundo Michell Costa, analista de sistemas da Embrapa Amazônia Oriental, “o propósito da solução é auxiliar o processo de tomada de decisão dos criadores de abelhas a partir do acesso a informações relevantes que possam promover a melhoria na gestão ou a superação de gargalos tecnológicos na atividade”.

Dentre os destaques da plataforma, encontra-se o Calendário Apícola Digital, que fornece informações sobre a época de floração das plantas mais visitadas pelas abelhas na região amazônica. Além disso, o “meliponário virtual” oferece uma maquete em três dimensões da estrutura do ninho e da morfologia da abelha. A plataforma também oferece o serviço “zapbee”, com respostas baseadas em inteligência artificial para atender aos criadores a qualquer momento.

A Infobee disponibiliza painéis interativos sobre a produção e exportação de mel e seus derivados no Brasil, permitindo aos usuários acompanhar a produção por mesorregião e os dados de exportação por estado nos últimos dez anos.

O mercado de mel e seus derivados no Brasil está em crescimento constante, conforme dados do IBGE, atingindo um recorde de produção em 2022, com quase 70 mil toneladas, um aumento de 9% em relação a 2021.

A plataforma Infobee é flexível e está aberta para a incorporação de novas funcionalidades e informações de acordo com as necessidades da comunidade. De acordo com Sebastião Júnior, CEO da Equilibrium Web, responsável pelo desenvolvimento do espaço digital, “o nosso foco é sempre chegar a uma ferramenta útil para a comunidade e que cumpra o seu objetivo”.

A atividade de criação de abelhas sociais é um desafio devido à diversidade de espécies e particularidades regionais. No entanto, a meliponicultura é uma opção importante para agricultores familiares, que enfrentam desafios como regulamentação e organização da cadeia produtiva. Novas legislações nos estados do Amazonas e Pará estão fomentando o crescimento desse setor, e o pagamento por serviços ecossistêmicos pode ser uma ferramenta crucial para apoiar os produtores e fortalecer a atividade na Amazônia.