Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Grupo da UFV-CRP valoriza presença feminina

Representes do Grupo Mulheres Agro UFV-CRP, recentemente, durante dia de campo em Carmo do Paranaiba
Representes do Grupo Mulheres Agro UFV-CRP, recentemente, durante dia de campo em Carmo do Paranaiba

Grupo foi criado em 2020 no campus Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Objetivo é valorizar o papel da mulher no agronegócio e ampliar a presença feminina no setor

 

Em entrevista exclusiva ao 100Porcentoagro, concedida a Milena Caramori, a Coordenadora do Grupo Mulheres Agro UFV-CRP, professora Maria Elisa de Sena, falou sobre os três anos de desafios e vitórias desde a fundação, em 2020. Também contou detalhes sobre a participação na Semana de Extensão e Aprimoramento Regional (SEMEAR), entre os próximos dias 16 e 21 no campus Rio Paranaíba da Universidade Federal de Viçosa (UFV-CRP). E deixou uma mensagem para aquelas que sonham com carreiras no agronegócio.

Valorizar a atuação feminina no agronegócio tem sido o foco de todas as ações do Grupo desde sua criação, em 2020. As ações envolvem capacitação, treinamento e rodas de conversa para trocas de experiência e multiplicação de conhecimentos. “São formas de torná-las mais aptas para o mercado de trabalho”, diz a professora.

Veja a entrevista completa

Participação na SEMEAR

Entre os dias 16 e 21 de maio, o campus Rio Paranaíba da UFV realiza a I Semana de Extensão e Aprimoramento Regional (SEMEAR). A organização pretende fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de treinamentos e qualificação profissional, além de proporcionar mais oportunidades de cultura e lazer para nossa comunidade acadêmica e região. E o Grupo Mulheres Agro UFV-CRP terá um momento exclusivo na SEMEAR: o I Mulher em Foco, na tarde do dia 18 de maio.

Maria Elisa conta que o Grupo convidou especialistas para falarem de empreendedorismo feminino, haverá um piquenique no Jardim do PVA com o tema “Lugar de Mulher é Onde Ela Queira Estar”, finalizando com uma roda de conversas com três mulheres empreendedoras: uma do agro, uma do segmento alimentício e outra do setor de Tecnologia da Informação e Gestão. “Vai ser um momento muito prazeroso, de uma às cinco da tarde, aberto a toda a comunidade”.

Veja a programação completa da I SEMEAR

Ações sociais

O Grupo também realiza ações sociais. Uma delas é a campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores para levar cuidado para famílias carentes. “Nossa intenção é juntar donativos e distribuir tudo logo depois da SEMEAR, antes que o frio chegue pra valer”, diz Maria Elisa.

Outra iniciativa é o programa “Flores do Café e do Bem-Estar”, levando capacitação a mulheres que atuam na cadeia cafeeira.

A mulher no agro

Todas as mulheres que atuam no agronegócio, desde quem trabalha na colheita até as nossas estudantes de diferentes cursos, podem se sentir mulheres agro UFV. “Ao nos acompanhar, ao se fazer presente, ao dar dicas, você já está no nosso contexto como grupo”, conclui a professora.