Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

MG fortalece agro brasileiro com novo Centro de Excelência em Cafeicultura

Vista parcial do Centro de Excelência em Cafeicultura de Minas Gerais (Foto: Senar)
Vista parcial do Centro de Excelência em Cafeicultura de Minas Gerais (Foto: Senar)

Maior produtor brasileiro, Estado passa a contar com importante centro de capacitação de pessoas envolvidas na cadeia cafeeira. Investimento de R$13 é milhões

 

Minas Gerais, o maior produtor de café do Brasil, ganha um Centro de Excelência em Cafeicultura, fruto de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Localizado em Varginha, no Sul do estado, este polo de ensino e pesquisa tem como objetivo formar profissionais altamente qualificados para atender às demandas do mercado e impulsionar o desenvolvimento da cafeicultura em todo o país.

Este empreendimento, que representa um investimento de mais de R$ 13 milhões em obras, disponibiliza uma área construída de 5.100 m² em um terreno de 20 mil m², gentilmente cedido pela Prefeitura de Varginha. O Centro de Excelência em Cafeicultura conta com oito blocos, seis salas de aula, quatro laboratórios: classificação, torra, moagem e degustação de cafés, e cafeteria gourmet; três salas de informática, uma biblioteca, um auditório com capacidade para 260 pessoas e uma área de convivência.

A inauguração do Centro de Excelência será na quinta-feira, 26, marcando o compromisso do Senar e da CNA em fornecer educação de alta qualidade para os profissionais do setor cafeeiro. O projeto faz parte da iniciativa de implantação de dez centros nacionais de educação profissional e tecnológica, abrangendo diversas cadeias produtivas em todo o Brasil.

Considerado um marco na busca por inovação e conhecimento técnico, prático e gerencial, elementos essenciais para enfrentar os desafios que a cafeicultura moderna apresenta, o Centro ensino inicia suas atividades com o Curso Técnico em Cafeicultura, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), composto por 80% de ensino presencial e 20% a distância a partir de 2024. Além disso, serão oferecidos cursos de ensino a distância (EaD) da Rede e-Tec, como o Curso Técnico em Agronegócio em colaboração com o Senar Nacional, bem como cursos de graduação tecnológica a distância por meio da Faculdade CNA.

A unidade também será um espaço dedicado a cursos de formação profissional e promoção social, além de ações do Programa de Assistência Técnica e Gerencial, contribuindo para o aprimoramento da cafeicultura em nível local, estadual e nacional.

O Centro de Excelência em Cafeicultura em Varginha está estrategicamente localizado no coração do Sul de Minas, que abriga o maior número de municípios produtores de café no estado, respondendo por 50% da produção mineira, equivalente à produção da Colômbia, o terceiro maior produtor mundial. Minas Gerais, se fosse um país, lideraria a produção global de café. A produção de café em Minas é predominante do tipo arábica, conhecida por sua qualidade superior, sabor inigualável e distintas características de aroma e acidez.