POR RODOLFO DE SOUZA — Aconteceu nesta quinta-feira, 31 de outubro, a tão aguardada Etapa Campeões 2024 da Expocacer, Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, evento de destaque no setor cafeeiro que premia os melhores grãos da safra de seus cooperados. Realizado em Patrocínio, Minas Gerais, o evento reuniu produtores, especialistas e entusiastas para celebrar os cafés especiais do Cerrado Mineiro, com uma bela cerimônia de premiação, que exaltou o trabalho dos finalistas e seus processos de cultivo de alta qualidade.
Beloni Agropecuária (Fermentação Induzida), Danilo Barbosa e Alexandre Alexandrini foram consagrados campeões em suas respectivas categorias: Cereja Descascado, Fermentação Induzida e Natural. O destaque maior foi para a Beloni Agropecuária, que obteve a “tríplice coroa” na categoria Cereja Descascado, ao garantir o primeiro, segundo e terceiro lugares na disputa. Essa conquista consolidou a reputação da Beloni como uma das referências no cultivo de café de qualidade na região.
O evento deste ano contou com a inscrição de 217 amostras de café, cada uma submetida a uma criteriosa avaliação por especialistas.
A cooperativa presenteou todos integrantes de 2023 e 2024 com certificados, em reconhecimento ao importante trabalho realizado pelos cafeicultores. Os certificados foram entregues por Karina Seibt, embaixadora do programa, pelos Q-Grader Rosângela Soares e Marco Antônio de Castro, que acompanharam e assessoram os cooperados em suas fazendas.
O Presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Glaucio de Castro, e o Diretor Executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) ressaltaram a importância de eventos como a Etapa para promoção dos cafés especais brasileiros, especialmente do Cerrado Mineiro.
Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer, ressaltou a importância dessa etapa para a cooperativa e seus associados. “Na Etapa Campeões Expocacer celebramos os cafés especiais e o vanguardismo dos nossos cooperados. Por meio dela, superamos recordes em qualidade e preços de cafés, estimulamos a produção daqueles que não trabalhavam a qualidade em suas propriedades e fomentamos o aprimoramento dos processos daqueles que já produziam”.
Segundo o diretor, o evento representa uma oportunidade para promover internacionalmente os grãos produzidos pelos cooperados, que hoje são exportados para mais de 35 países em cinco continentes. “A participação nos principais eventos internacionais ajuda a projetar os produtores da cooperativa globalmente”, completou Simão.
Sandra Moraes, gerente de Cafés Especiais da Expocacer, compartilhou sua visão sobre o sucesso do evento e a qualidade dos cafés participantes, destacando a sinergia entre a cooperativa e os cooperados, e enfatizou o papel da Expocacer no incentivo e no desenvolvimento técnico dos produtores para alcançarem os padrões de excelência que os caracterizam no mercado.
A premiação encerrou mais uma etapa do concurso e deu início à contagem regressiva para o Prêmio da Região do Cerrado Mineiro, a ser realizado em novembro, quando os campeões de todas as cooperativas regionais decidirão o título de melhor café do Cerrado Mineiro.
Em resumo:
Categoria Fermentação Induzida
Categoria Natural
Categoria Cereja Descascado
Coffee Makers premiados:
Somos um serviço multiplataformas de jornalismo, lançado em março de 2022 no coração do Cerrado Mineiro, dedicado exclusivamente ao agronegócio. Nossa proposta é comunicar fatos de interesse das diversas cadeias produtivas por meio de textos, áudio e imagens. Nosso time é composto por profissionais especializados em diferentes segmentos, conferindo autoridade e credibilidade aos conteúdos veiculados em nossos canais.
© 2023 100% Agro. Todos os direitos reservados.