YouTube
YouTube

Cafés especiais de Minas Gerais se destacam no Cup of Excellence 2024

Parte do time Bioma Café comemora conquista (Crédito: BSCA)
Parte do time Bioma Café comemora conquista (Crédito: BSCA)

Cafés mineiros brilham no Cup of Excellence 2024 com notas acima de 90. Produtores mineiros se destacam nas categorias via seca, úmida e experimental

Na Alta Mogiana paulista, o município de Franca sediou a 25ª edição do Cup of Excellence (COE) em um evento promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE). Este concurso é reconhecido globalmente como um dos mais importantes no universo de cafés especiais e, nesta edição, os cafés de Minas Gerais brilharam entre os premiados.

Na categoria via seca, que avalia cafés naturais secos com casca, Ronaldo da Silva, do Sítio Santa Luzia, em Cristina (MG), alcançou o primeiro lugar com uma pontuação de 92,32. Esta nota classificou seu café como “presidencial”, reconhecimento concedido apenas aos lotes que superam os 90 pontos.

Já na categoria via úmida, que premia cafés despolpados e cerejas descascados, Minas Gerais também conquistou o primeiro lugar. Vitor Marcelo Queiroz Barbosa, da Fazenda Sobro e Bonito de Cima – D’Barbosa Coffee, localizada em Coromandel, no Cerrado Mineiro, obteve a nota de 91,93, garantindo a classificação presidencial. Barbosa descreveu sua dedicação ao cultivo de cafés especiais:

A categoria experimental, voltada para os cafés com fermentação induzida, também foi dominada pelos mineiros. O café Bioma Café, da M&F Coffee, situada em Campos Altos, no Cerrado Mineiro, recebeu 93,14 pontos, a nota mais alta de todo o concurso.

Confira todos os resultados

Os jurados internacionais do COE 2024 ficaram impressionados com a qualidade das amostras brasileiras. Para Dionathan de Almeida, atual campeão mundial do campeonato de provadores de café, “isso mostra que os produtores brasileiros estão cada vez mais processando melhor, têm buscado conhecimentos, novas variedades, novos métodos de processamento”.

Classificação Geral dos Mineiros no Cup of Excellence 2024

Na categoria experimental, destacam-se, além da Bioma Café, outras propriedades de Minas Gerais:

  • Carmen Lydia Junqueira Puliti Meirelles – Fazenda Santa Rita do Xicão (Mantiqueira de Minas) – 91,00
  • Fabiano Ferreira da Silva – Fazenda Queixadas/Cacheira e Palmital (Cerrado Mineiro) – 90,50
  • Abe Exportação e Comércio de Café Ltda – Fazenda Lagoa Seca (Cerrado Mineiro) – 90,36
  • Ipanema Agrícola S/A – Fazenda Rio Verde (Mantiqueira de Minas) – 90,14

Na categoria via seca, que inclui cafés naturais secos com casca, os destaques mineiros foram:

  • Ronaldo da Silva – Sítio Santa Luzia (Mantiqueira de Minas) – 92,32
  • Ipanema Agrícola S/A – Fazenda Rio Verde (Mantiqueira de Minas) – 91,57
  • Rafael Naves de Figueiredo – Fazenda Boa Vista (Sul de Minas) – 90,89
  • Sergio Cotrim D’Alessandro – Fazenda Cotrim e D’Alessandro (Matas de Minas) – 90,57

Na categoria via úmida, dedicada aos cafés despolpados e cerejas descascados, Minas Gerais também obteve excelentes resultados:

  • Vitor Marcelo Queiroz Barbosa – Fazenda Sobro e Bonito de Cima (Cerrado Mineiro) – 91,93
  • Flávio Marcio Ferreira da Silva – Fazenda Olhos D’Água (Cerrado Mineiro) – 90,89
  • Ercilei José de Oliveira – Sítio Pedro Varinha (Matas de Minas) – 90,21

A conquista de Minas Gerais no Cup of Excellence 2024 reforça o papel do estado na produção de cafés especiais de excelência e o comprometimento dos produtores com a inovação e a qualidade.