Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

ENCA reúne 500 lideranças em Campinas

Vista parcial de Campinas (Rogério Capela/Prefeitura de Campinas)
Vista parcial de Campinas (Rogério Capela/Prefeitura de Campinas)

Encontro nacional das cooperativas agropecuárias ocorre nesta terça e quarta-feiras, no interior paulista. Presentes delegações de todas as regiões do Brasil

 

Coincidindo com o anúncio do Plano Safra 2023-24, a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, é palco do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA 2023), hoje (27) e amanhã. A realização é do Grupo Conecta. Especialistas, estudiosos, pesquisadores e representantes de cooperativas renomadas estão reunidos no Royal Palm Hall, para discutir questões cruciais do setor. O evento conta com as presenças de mais de 500 líderes de cooperativas agropecuárias.

O ENCA 2023 apresenta programação especial nesta edição, em um momento estratégico para o setor. Após o lançamento do Plano Safra para a agropecuária, amanhã será a vez do Plano Safra da Agricultura Familiar. 

Com acesso exclusivo a detalhes desses planos, em primeira mão, os participantes do ENCA terão condições privilegiadas de acessar análises especializadas sobre suas consequências e impactos nas cooperativas brasileiras.

O presente e o futuro

Luciana Martins, Diretora-executiva do Grupo Conecta, destaca a importância do cooperativismo brasileiro no suprimento da demanda global por alimentos e energia. “Será uma análise desse primeiro semestre e como devemos nos preparar para os próximos meses e anos”, afirma Martins.

A programação do ENCA 2023 oferece aos presidentes e diretores das cooperativas agropecuárias um ambiente imersivo para discutir os desafios e oportunidades do atual cenário político e econômico. Em pauta temas como planejamento, gestão financeira e de risco, sucessão familiar, inovação, investimento em tecnologia e sustentabilidade.

Palestras e debates conduzidos por renomados especialistas do setor cooperativista oferecem pontos de vistas variados sobre o setor. Fernando Degobbi, Diretor Presidente da Coopercitrus, e Nei César Mânica, Presidente da Cotrijal, aprofundam as discussões sobre o fortalecimento do cooperativismo e a evolução na governança. Carlos Augusto Pandolfi, Superintendente Geral da Coobriel, Irieno da Costa Rodrigues, Diretor Presidente da Lar Cooperativa, e José Rossato Jr, Vice-presidente da Coplana, abordam as oportunidades do setor e discutem o desafio da sucessão no modelo cooperativista.

Destaca-se, ainda, a presença de Roberto Rodrigues, Embaixador Especial da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para as Cooperativas, com uma análise criteriosa sobre o presente do setor. O coordenador de Agronegócio da FGV lista as tendências econômicas mundiais para o agronegócio brasileiro sob o tema “O Futuro é Agora!”.

Além dos palestrantes, o ENCA 2023 conta com outros importantes nomes do setor cooperativista, como Carlos Augusto Rodrigues de Melo, Presidente da Cooxupé, e Dilvo Grolli, Presidente da Coopavel, além de uma delegação da Coopadad, de São Gotardo.

“A agropecuária é o ramo que mais conta com o número de cooperativas: 1.700 ao todo. São milhares de empregos diretos e indiretos! Agora, o setor espera atingir a marca de R$ 1 trilhão nos próximos cinco anos, uma meta audaciosa, mas não impossível. Por isso, o ENCA 2023 se faz essencial para preparar e fornecer conhecimento aos participantes”, analisa Danilo Bomfim, Diretor do Grupo Conecta.