Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Embrapa celebra 51 anos com foco no futuro da agricultura

Silvia Massruhá, presidente da Embrapa: "Começamos um novo ciclo, voltado para os próximos 50 anos” (Credito: Embrapa)
Silvia Massruhá, presidente da Embrapa: "Começamos um novo ciclo, voltado para os próximos 50 anos” (Credito: Embrapa)

Embrapa celebra 51 anos com inovações. Evento de aniversário lança novas tecnologias agrícolas

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) completa 51 anos neste mês de abril, comemorando o marco com uma série de eventos que incluem exposições, palestras e mesas-redondas. A instituição pública, sempre no topo da pesquisa agrícola, está pronta para enfrentar os desafios futuros e continuar a entregar soluções alinhadas às principais tendências da agricultura mundial.

A estratégia da Embrapa para o futuro está baseada em três pilares: sustentabilidade (ambiental, econômica e social), inclusão (social, digital e produtiva) e vanguarda científica e institucional. “Começamos um novo ciclo, voltado para os próximos 50 anos”, afirma a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá.

A Embrapa está alinhando suas ações às transições que impactam a agricultura mundial, incluindo as transições alimentar, climática, energética e digital. Questões emergentes como soberania e segurança alimentar, alimentos saudáveis e novas tendências de consumo, inclusão socioprodutiva e combate à fome e à miséria, saúde única, multifuncionalidade da agricultura e agricultura de baixo carbono, e conservação e uso racional da biodiversidade estão no foco da empresa.

Hoje (25), um evento comemorativo do aniversário, intitulado “Embrapa 50+, a revolução do futuro começa agora”, conta com solenidade na sede da empresa em Brasília (DF).

Durante o evento, que se estende até o dia 27 de abril, serão lançados metodologias e softwares que utilizam imagens de drones e inteligência artificial, um bioinsumo fixador de nitrogênio e promotor de crescimento de plantas (inoculante), um teste genômico para a espécie de peixe pirarucu, ferramentas digitais e plataformas que recomendam biofertilizante ou contêm informações destinadas à agricultura familiar ou podem contribuir para a inclusão socioprodutiva, um equipamento de baixo custo e fácil confecção para criação de ostras, um sistema de produção intensiva de bovinos, e seis cultivares.

A Embrapa abriu o evento ao público em geral para participar dos três dias, que incluirão exposição de tecnologias, palestras, mesas-redondas, encontros com parceiros e painéis.