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Da Operação à liderança: transformando habilidades operacionais em gestão, organização e formação de equipes

Em cenário de melhoria contínua, operações acontecem de maneira precisa e resultados são positivos (Crédito: Terra Ideal)
Em cenário de melhoria contínua, operações acontecem de maneira precisa e resultados são positivos (Crédito: Terra Ideal)

Quer ter melhores resultados? Capacite a liderança do seu negócio. Em cenário de melhoria contínua, operações acontecem de maneira precisa e resultados são positivos

HENRIQUE MARQUES E FELIPE ZUMKELLER: COOPERATIVA TERRA IDEAL

Dar suporte, capacitar, ensinar, ouvir, entender as dificuldades e aproveitar cada oportunidade para fazer das pessoas a melhor versão que elas podem ser. Esse deveria ser o grande papel da liderança dentro das fazendas, demonstrando e promovendo o desenvolvimento de um ambiente propício para a cultura de melhoria contínua onde as operações acontecem de maneira precisa para se obter resultados cada vez melhores.

Para colocar tudo isso em prática é preciso desenvolver na liderança da fazenda habilidades que muitas vezes elas não possuem. Especialmente quando essa liderança foi promovida da operação para um cargo de supervisão. Ela poderia ser o melhor operador, mas agora a nova função vai exigir dela habilidades não operacionais que ela talvez nunca tenha desenvolvido.

Estas competências podem ser categorizadas em três áreas principais: Competências Humanas, Competências de Liderança e Competências Gerenciais.

Competências Humanas:

  • Comunicação: É crucial para dar clareza, alinhar e informar a equipe do que é preciso ser feito.
  • Relacionamento: Fundamental para construir confiança, delegar responsabilidades, e gerenciar conflitos.
  • Atitude e Bem-estar: Uma atitude positiva e cuidado com o bem-estar da equipe e próprios são essenciais para enfrentar desafios diários.

Competências de Liderança:

  • Capacitação: Desenvolver a equipe é chave para o sucesso, usando técnicas de capacitação e acompanhamento rotineiro do trabalho para garantir compreensão e a padronização.
  • Organização do Trabalho: Gerenciar eficientemente o tempo, priorizar tarefas e administrar projetos.
  • Legislação e Regras: Conhecer e aplicar a legislação trabalhista e as regras do negócio é crucial.

Competências Gerenciais:

  • Foco no Cliente: Entender as necessidades dos clientes, internos e externos para dar clareza a equipe e atender às suas necessidades.
  • Visão Sistêmica: Compreender como cada parte da fazenda se inter-relaciona e afeta o todo.
  • Processos e Melhoria: Focar na eficiência operacional e na melhoria contínua para aumentar a produtividade e inovar com métodos, ferramentas e rotinas gerenciais claras.

Desenvolver essas competências permite aos líderes gerenciar operações diárias eficientemente, inspirar equipes e promover um ambiente de trabalho produtivo e inovador.