Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Cooxupé: apesar dos desafios, safra deve ser excelente

Safra do Brasil é importante para a economia do país (Foto: Seapa/MG)
Safra do Brasil é importante para a economia do país (Foto: Seapa/MG)

Alto Paranaíba e Cerrado Mineiro são referências na produção de cafés de qualidade. A safra do Brasil é importante para a economia do país, respondendo por mais de ⅓ das exportações brasileiras

 

A safra de café do Brasil em 2024 tem potencial para ser excelente, mas enfrenta desafios devido à influência do evento climático El Niño. Especialistas em meteorologia e agronomia apresentaram suas visões durante uma conferência organizada pela Cooxupe, a maior cooperativa de café do mundo e principal exportadora de café do Brasil.

Os cafezais do Brasil, maior referência na produção de cafés de qualidade, estão em condições muito boas, com muitas folhas e potencial para produzir mais em 2024. No entanto, a perspectiva de chuvas antecipadas e frequentes no segundo semestre pode prejudicar a qualidade da nova safra.

José Donizeti Alves, professor de agronomia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), observou um crescimento da vegetação muito bom, com muitos ramos se desenvolvendo. No entanto, o pesquisador espera que o clima seja mais úmido do que o normal, o que pode resultar em uma floração precoce e várias subsequentes, desenvolvendo frutos de forma desigual e amadurecimento desigual.

Marco Antonio dos Santos, sócio da empresa de previsão agrometeorológica Rural Clima, disse que o El Niño costuma trazer chuvas mais recorrentes para o cinturão do café arábica brasileiro — Minas Gerais e São Paulo. Santos acredita que a perspectiva de mais umidade trará várias florações a partir de agosto, sendo que a maioria delas tem potencial para gerar frutos, resultando em cerejas em diferentes estágios de desenvolvimento nas plantas.

Isso geralmente prejudica a qualidade, pois na época da colheita o agricultor colhe cerejas verdes, maduras e também aquelas que já passaram do ponto de maturação.

O Alto Paranaíba e o Cerrado Mineiro são referências na produção de cafés de qualidade. A safra de café do Brasil é muito importante para a economia do país, sendo responsável por mais de um terço das exportações brasileiras. A perspectiva é que a safra de café do Brasil em 2024 seja uma das melhores dos últimos anos, mas os desafios climáticos precisam ser acompanhados de perto pelos produtores e especialistas em café.