Está aberta a consulta pública sobre o assunto. Prazo para opinar vai até 20 de abril
Máquinas agrícolas circulando em vias públicas urbanas e em estradas. Esta é uma cena comum em todos os lugares do Brasil onde a economia gira em torno do agronegócio. Embora comum e necessária, essa circulação deve seguir regras claras de segurança. Até o dia 20 de abril, a população e os setores da economia interessados poderão opinar sobre a regulamentação do trânsito de máquinas agrícolas em vias públicas. A consulta pública foi aberta pelo Ministério dos Transportes para aprimorar a minuta de resolução que será submetida ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Clique aqui para opinar.
A minuta de resolução que busca desburocratizar e facilitar o deslocamento das máquinas entre propriedades e áreas de cultivo, atendendo às demandas dos produtores rurais. No campo da segurança, a intenção é garantir a segurança viária para todos os usuários das vias públicas, incluindo motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Na esfera ambiental, busca estabelecer regras para minimizar os impactos ambientais do trânsito de máquinas agrícolas.
A regulamentação do trânsito de máquinas agrícolas em vias públicas deverá reduzir custos de transporte das máquinas agrícolas, facilitar o escoamento da produção agrícola, reduzir o número de acidentes envolvendo máquinas agrícolas, diminuir a emissão de gases poluentes e a degradação das vias públicas.
A participação da sociedade civil na consulta pública é fundamental para garantir que a regulamentação do trânsito de máquinas agrícolas atenda às necessidades de todos os envolvidos.
O tema interessa particularmente aos produtores rurais, que podem contribuir com suas experiências e necessidades específicas; empresas de transporte de máquinas agrícolas, chamadas a opinar sobre os impactos da regulamentação em seus negócios; organizações de defesa do meio ambiente, para apresentar propostas para minimizar os impactos ambientais do trânsito de máquinas agrícolas; entidades de segurança viária, convidadas a contribuir para a definição de medidas que garantam a segurança de todos os usuários das vias públicas.
A participação na consulta pública é gratuita. Todos os interessados podem participar, independentemente de serem especialistas no tema. As sugestões e críticas enviadas serão analisadas pelo Ministério dos Transportes antes da finalização da resolução.