YouTube
Revista3-8

Cerrado Mineiro reafirma liderança no mercado de cafés certificados durante o Connection Terroirs do Brasil 2025

Cerrado Mineiro marca presença no Connection Terroirs em Gramado (Crédito: Divulgação RCM)
Cerrado Mineiro marca presença no Connection Terroirs em Gramado (Crédito: Divulgação RCM)

A Região do Cerrado Mineiro voltou a atrair os holofotes no cenário nacional. Desta vez, o reconhecimento veio da 8ª edição do Connection Terroirs do Brasil, realizada de 28 a 31 de maio, em Gramado (RS), onde a tradição e a qualidade dos cafés produzidos na região foram apresentadas como referência em origem certificada no país

Reconhecida internacionalmente por ser a primeira área do Brasil a conquistar uma Denominação de Origem (DO) para cafés, a Região do Cerrado Mineiro marcou presença com estande exclusivo no “Espaço das Regiões Produtoras de Cafés de Origem”, iniciativa dedicada às principais áreas cafeeiras do país. O espaço foi coordenado pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado e permitiu ao público conhecer a história, os processos e o sabor dos cafés da região, com degustações que revelaram as características sensoriais associadas ao terroir local.

A programação também incluiu a participação ativa da Federação, representada por sua coordenadora de Qualidade, Maryana Novais de Castro, e pelo diretor executivo, Juliano Tarabal, que foi um dos palestrantes convidados. Em sua apresentação, Tarabal expôs um panorama das regiões produtoras de café no Brasil e destacou o valor estratégico das certificações de Indicação Geográfica (IG) como diferencial para competir no mercado internacional.

“O Connection Terroirs do Brasil é uma oportunidade única para promover os cafés do Cerrado Mineiro, fortalecer conexões com outros produtores e parceiros comerciais, e apresentar ao público a singularidade dos produtos certificados. Para a RCM, que foi a primeira região cafeeira do país a obter Denominação de Origem, o evento é um palco estratégico para reafirmar nossa liderança no setor de cafés de origem controlada”, afirmou Tarabal.

A oitava edição do Connection reafirma seu papel como a principal vitrine de produtos com certificação de origem no país. Atualmente, o Brasil contabiliza 131 itens registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O evento reforça o elo entre certificação, turismo, agricultura familiar e identidade regional.

Além dos estandes e degustações, o evento também ofereceu palestras, debates, experiências gastronômicas e rodadas de negócios. A proposta central foi promover intercâmbio entre produtores, pesquisadores, investidores e interessados no agronegócio e na valorização territorial, com foco exclusivo nos terroirs brasileiros.