Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Brasileiro é o novo campeão mundial de prova de café

Dionatan de Almeida conquista título inédito no World Cup Tasters Championship (Foto: BSCA)
Dionatan de Almeida conquista título inédito no World Cup Tasters Championship (Foto: BSCA)

Dionatan de Almeida, brasileiro, conquista título inédito no World Cup Tasters Championship. Sua habilidade em diferenciar sabores de cafés especiais o levou ao topo

O sulmineiro de Três Pontas, Dionatan de Almeida, conquistou um título inédito para o Brasil. Ele é o mais novo campeão mundial do “World Cup Tasters Championship”, competição realizada entre os dias 12 e 14 de abril, em Chicago (EUA), durante a Specialty Coffee Expo.

Almeida é provador de café das fazendas Caxambu e Aracaçu, e competiu com outros 33 provadores de vários países. No Brasil, ele é o atual número um do Campeonato Brasileiro de Cup Tasters, um projeto do “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido pela BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), em parceria com a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

No World Cup Tasters Championship, a prova consiste em medir a velocidade, habilidade e precisão na arte de diferenciar os sabores dos cafés especiais. Três xícaras são colocadas em um triângulo, sendo duas com cafés idênticos e uma diferente.

O brasileiro teve aproveitamento total na análise das oito xícaras propostas na final da competição, cravando o tempo de 2’19”. Seu desempenho foi 10 segundos mais rápido do que a segunda colocada, a alemã Aurore Ceretta, e 32 segundos a menos do que o terceiro colocado, o neozelandês Han Jong Lee.

Além disso, na semifinal, ele bateu o recorde mundial de menor tempo do campeonato, com o acerto das oito xícaras em 2’09”.

“Estou muito feliz por trazer esse título inédito ao Brasil”, diz Almeida. Com a conquista, o Brasil já tem dois títulos mundiais, lembrando que Boram Um é o atual campeão mundial Barist.

ApexBrasil

A ApexBrasil promove os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrai investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A agência realiza diversas ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil.

BSCA

Com sede em Varginha, no Sul de Minas, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), fundada em 1991, congrega pessoas físicas e jurídicas nos mercados interno e externo de cafés especiais. Ela busca difundir e estimular o aprimoramento técnico na produção, comercialização e industrialização desses produtos, além de promover a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento ambiental sustentável.

A BSCA tem por finalidade elevar os padrões de excelência dos cafés brasileiros oferecidos nos mercados interno e externo. É a única instituição brasileira a certificar lotes que podem ser monitorados por selos de controle de qualidade de cafés especiais, com rastreabilidade total através de numeração individual. Por todas as ações, iniciativas e cases de sucesso, a BSCA é reconhecida internacionalmente como a vanguarda da produção de cafés finos no Brasil.