Evento será realizado em Três Pontas (Sul de Minas), entre quarta e sexta. É a maior feira de cafeicultura do País
Em resumo:
A Expocafé 2023 terá ações inéditas nos espaços paralelos à exposição de máquinas. Considerada a maior feira de cafeicultura do Brasil, a 26ª Expocafé começa nesta quarta-feira (17) e terá uma programação extensa e diversificada, até sexta dia 19.
Um dos destaques é o espaço Produtor Inovador, que ocorre presencialmente pela segunda vez. A proposta é proporcionar a interação de produtores com startups envolvidas no desenvolvimento de novas tecnologias para a cadeia do café. “Inovação não diz respeito apenas a equipamentos para a lavoura, mas a qualquer tipo de nova solução tecnológica que seja capaz de atender às demandas do setor e auxiliar os produtores a superarem os gargalos de suas atividades. Por isso, vemos essa iniciativa da Epamig como um dos grandes diferenciais da Expocafé”, diz a chefe da Divisão de Inovação, Parcerias e Projetos (DVIP) da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Cristiane Ladeira.
A cada manhã, parceiros e empresas irão atender o público. Na manhã de quarta-feira (17), o Hub Conecta Day será voltado aos cafés especiais, resultado de uma parceria entre Epamig, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Programa Novo Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). As palestras serão conduzidas pelas instituições parceiras, haverá apresentação das startups e uma rodada de conversas entre empresas e cafeicultores participantes.
Na quinta (18), estão programadas ações do Consórcio Pesquisa Café, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e seu programa Avança Café, coordenado pelas Universidades Federais de Lavras (UFLA) e Viçosa (UFV). Uma das dinâmicas é o Coffeethon Pocket, maratona de ideias onde os participantes serão estimulados a solucionarem problemas reais de mercado por meio de tecnologias inovadoras, usando ferramentas de modelagem de negócios.
Na sexta-feira (19), serão apresentados casos de sucesso de parcerias e inovação, durante as atividades coordenadas pelo Pólo de Inovação Agroindústria do Café, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).
O Espaço Produtor Inovador trará duas novidades para a Expocafé 2023: o “Cafeicultor Inovador”, com apoio da Rede Peabirus, para produtores de café apresentarem alguma invenção, protótipo ou produto pronto que tenham desenvolvido por conta própria em suas lavouras; em outro momento, alunos do IF Sul de Minas e bolsistas do Avança Café/UFLA circularão pela Expocafé coletando demandas e gargalos apresentados por produtores.
Também em seu segundo ano, o Espaço Aromas e Sabores vai receber visitantes interessados em vivenciarem novas experiências sensoriais com o café, com foco em cafés especiais.
Uma das novidades são as quatro oficinas sobre temas relacionados à experiência sensorial de quem consome café.
Na manhã de quarta-feira (17), haverá a atividade “Qualidade de cafés especiais – gerando valor ao produtor brasileiro”, coordenado pela BSCA. À tarde, a oficina “Métodos de preparo da bebida” será conduzida pelo grupo QICAFÉ, da UFLA.
Na quinta-feira (18), pela manhã, uma oficina vai promover degustação comentada: os participantes vão experimentar alguns cafés com diversos processos de fermentação. À tarde, ocorre uma oficina onde serão demonstradas possíveis harmonizações do café com outros alimentos, como chocolates e queijos, com apoio do Centro Universitário de Lavras (Unilavras).
Na manhã de sexta-feira (19), o Aromas e Sabores sediará a oficina “Percepção multissensorial de café”, conduzida pelo Consórcio Pesquisa Café, em parceria com a Epamig. Em pauta, os fatores externos que influenciam na percepção da bebida, como a textura e o formato da xícara, a cor e o modelo da embalagem. Fechando a programação do Espaço, a palestra “O papel da BSCA na cadeia dos Cafés Especiais”, apresentando os trabalhos da instituição parceira.
São 20 vagas por oficina e as inscrições, gratuitas, serão realizadas no local.
A tradicional Dinâmica de Máquinas será realizada no Campo Experimental da Epamig, quarta (18) e quinta (19). Seis empresas farão demonstrações de equipamentos elétricos para colheita do café, além de defensivos pré-emergentes. “A dinâmica é um dos grandes diferenciais da Expocafé, pois são poucas as feiras da cafeicultura que possibilitam que os participantes vejam equipamentos trabalhando diretamente na lavoura. Este ano teremos uma novidade que será a apresentação de um trabalho com drones de pulverização, no estande da UFLA”, ressalta o pesquisador da Epamig Sul e responsável pela atividade, Régis Pereira Venturin.
O pesquisador também destaca uma demonstração de plantas de cobertura, no estande da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). “São espécies para plantio nas entrelinhas do café que se apresentam como boas opções para os produtores que queiram fazer rotação de culturas”, explica.
Espaço Produtor Inovador
Espaço Aromas e Sabores
(Com informações da Agência Minas)