Evento destacou inovações na horticultura do Cerrado Mineiro. Na programação, palestras e lançamentos tecnológicos
A Estação Experimental do IPACER, em Rio Paranaíba (MG), sediou a 4ª edição da INOVATECH, ontem (7) e hoje. O evento gratuito destacou os avanços tecnológicos na horticultura do Cerrado, abordando culturas como alho, batata, brássicas, cebola, cenoura e tomate. Organizada pelo Instituto de Pesquisa Agrícola do Cerrado (IPACER), a feira ofereceu exposições, palestras e clínicas tecnológicas. Em reportagem especial, o 100PORCENTOAGRO ouviu as avaliações do Instituto, com Rosiane Aquino (diretora administrativa) e as explicações de Leonardo Aquino (diretor de pesquisa) sobre a plataforma Horta Online). Também conversou com representantes do programa Sesc Mesa Brasil e da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE).
A INOVATECH 2024 contou com especialistas renomados no campo das pesquisas agropecuárias, apresentando uma programação diversificada que incluiu palestras, mesas redondas e lançamentos de plataformas digitais.
Uma mesa-redonda abordou a “Excelência Operacional na Horticultura”, e foi moderada pelo Dr. Felipe Garcia Zumkeller e com a participação de Eduardo Sekita e Gustavo Ribeiro. Também foi apresentada a plataforma digital “Horta Online”, pelo Diretor de Pesquisas do IPACER, Leonardo Aquino. O professor Alexandre Igor, do Instituto Federal de Goiás, ministrou a palestra “Manejo de sugadores em culturas de hortaliças”. Em outra palestra, Valdir Lourenço, da Embrapa, falou de “Estratégias de manejo da raiz rosada em alho e cebola”. Já o pesquisador Marco Antônio abordou as “Previsões para a safra 2024/25 com a chegada da La Niña e como mitigar seus impactos na produção agrícola”.
Nos dois dias houve visitas aos estandes dos expositores, proporcionando aos participantes a oportunidade de explorar as últimas novidades tecnológicas e práticas agrícolas.
Edições Anteriores
Desde sua estreia em 2019, a INOVATECH tem se destacado no calendário agrícola regional. Em 2019, focada na cultura da cebola, atraiu 400 inscritos de oito estados. Em 2020, adaptou-se ao formato híbrido, reunindo 800 inscritos e explorando as culturas de beterraba e cenoura. Já em 2022, retomou os encontros presenciais com ênfase em batata e brássicas.
Com a quarta edição da INOVATECH, o IPACER reafirmou seu compromisso em conectar inovação e agricultura no Cerrado Mineiro, proporcionando um espaço vital para o compartilhamento de conhecimentos e avanços tecnológicos no setor agrícola regional.