Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Cecafé participa de diálogo sobre sustentabilidade corporativa

Sustentabilidade na produção cafeeira foi tema do diálogo com europeus (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Sustentabilidade na produção cafeeira foi tema do diálogo com europeus (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Mesa redonda debateu o café e a Diretiva Europeia sobre Due Diligence de Sustentabilidade Corporativa. Em pauta a sustentabilidade como fator determinante no comércio com a Europa

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou de um diálogo com a Comissão Europeia sobre sustentabilidade corporativa nesta quinta-feira (20). A mesa redonda debateu o café e a Diretiva Europeia sobre Due Diligence de Sustentabilidade Corporativa, que aborda a questão da sustentabilidade e será fator determinante do comércio com a Europa.

A Diretiva estabelece regras sobre as obrigações das grandes empresas em relação aos direitos humanos e os impactos ambientais de suas operações, incluindo suas cadeias de valor dentro e fora da Europa. A terceira mesa redonda aprofundou as implicações desta proposta de Diretiva na cadeia de valor do café, identificando os principais avanços e desafios nos países latino-americanos nesses aspectos, bem como mostrando enfoques inovadores de parceria para elaborar e implementar medidas de acompanhamento.

O Cecafé foi o speaker brasileiro nas discussões dos avanços da sustentabilidade, com ênfase na Plataforma Brasil de Rastreabilidade, em fase de implantação pelo Cecafé, para atender às novas regras do comércio mundial em tempos de ESG. Realizamos uma apresentação que teve como foco os avanços da sustentabilidade nas últimas décadas e a experiência do Código Florestal e do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na obtenção dos polígonos e dados georreferenciados.

Ao apresentar a Plataforma Brasileira de Rastreabilidade, foram destacados os avanços no país e os desafios da cadeia de custódia do café, englobando a diversidade de regiões e produtores, a formação de blends e até as exportações via contêineres. Como resultado, o Brasil mostrou estar preparado para atender às novas regras, com reconhecimento da sustentabilidade. Por essa razão, o país foi escolhido como projeto piloto, com parceria da European Union Agency for the Space Programme (EUSPA) e da European Coffee Federation (ECF), para geração de conhecimento, experiência e benchmarks a serem replicados em diversos outros países.

O Conselho Nacional do Café (CNC), membros da Representação Permanente do Brasil junto aos Organismos Internacionais em Londres, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), entre outros, também participaram do evento. A mesa redonda foi uma oportunidade para debatermos iniciativas importantes para a sustentabilidade corporativa e aprimorarmos nossas práticas. O Cecafé está comprometido em promover o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do café no Brasil e no mundo.