Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Software inovador identifica e conta palmeiras macaúba e babaçu

Babaçu é palmeira nativa do Brasil, presente em diversos estados, incluindo Minas Gerais (Foto: José Rey Santos Souza/Embrapa)
Babaçu é palmeira nativa do Brasil, presente em diversos estados, incluindo Minas Gerais (Foto: José Rey Santos Souza/Embrapa)

Embrapa lança MacView, software que identifica e conta palmeiras macaúba e babaçu. Ferramenta gratuita auxilia na produção de biocombustíveis

A Embrapa Agroenergia desenvolveu um software inovador para identificar e contar palmeiras macaúba e babaçu, duas espécies nativas do território brasileiro. É o MacView, dotado de ferramentas de inteligência para diferenciar e mapear as duas espécies, além de contar suas populações.

Os frutos dessas palmeiras são valiosos, pois podem ser usados na produção de óleos vegetais e biomassa para a cadeia de biocombustíveis, alimentícia e cosmética. O software é capaz de promover um mapeamento em larga escala das duas espécies em todo o país.

Saiba mais sobre a macaúba no Alto Paranaíba

O MacView é um sistema especialista que utiliza imagens de veículos aéreos não tripulados (VANTs), popularmente conhecidos como drones, para identificar e contar as palmeiras. O relatório gerado apresenta os totais das populações amostradas, auxiliando no mapeamento de áreas de dispersão natural e no monitoramento de áreas cultivadas.

Os dados fornecidos pelo software podem ser cruzados com informações sobre infraestrutura e logística, subsidiando políticas públicas e projetos privados. A tecnologia pode ser acessada por meio de uma interface web e é gratuita.

O software foi lançado no dia 25 de abril, durante as comemorações dos 51 anos da Embrapa.

Sobre o MacView

O MacView é um sistema web dedicado a identificar e contar palmeiras macaúba (Acrocomia spp.) e babaçu (Attalea speciosa) por meio de um modelo computacional precisamente treinado. O software é composto por três partes:

  • Portal com informações gerais sobre o projeto e a solução desenvolvida, exemplos de uso da ferramenta e seção de perguntas e respostas.
  • Sistema especialista, com interface amigável, para reconhecimento das palmeiras.
  • Servidor com um software especialista baseado em inteligência artificial para detecção de palmeiras

 

O software opera a partir de imagens capturadas por drones, que são então processadas. O sistema de inteligência artificial é acionado para fazer a inferência das palmeiras em cada imagem e, ao final, envia relatório contendo: número de identificação de cada palmeira localizada, espécie da palmeira inferida, além da posição da caixa delimitadora e a latitude/longitude de cada palmeira.

Acesse aqui

O público-alvo inclui produtores rurais, empresas prestadoras de serviços de inventário por meio de imagens de drones, pesquisadores, agentes públicos ligados a monitoramento e aproveitamento de recursos naturais.

O MacView é uma ferramenta importante para identificação de maciços de macaúba encontrados em florestas nativas. O sistema permite mapear em larga escala essas plantas em território nacional, superando as limitações de inventários feitos “in loco” e apenas com amostragens de populações.