Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

PATOS 2030: segunda edição é nesta quarta-feira

Silvio Barros e Márcia Santin (Crédito: Sebrae Patos de Minas)
Silvio Barros e Márcia Santin (Crédito: Sebrae Patos de Minas)

Workshop promovido pelo Sebrae e ADESP pretende mobilizar a sociedade sobre os desafios para transformar Patos nos próximos anos. Demandas serão encaminhadas ao Poder Público

 

O Sebrae Minas e a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas (ADESP) uniram esforços para realizar o Segundo Workshop de Planejamento do Futuro da Cidade de Patos de Minas: PATOS 2030, em parceria com a Rede Coop e apoio da Prefeitura e Câmara Municipal. O evento ocorrerá no dia 6 de março (quarta-feira), às 08h, no auditório da CDL: Rua Dores do Indaiá, 17, 1º andar, Centro.

Na primeira edição, em 2023, a sociedade civil organizada sugeriu ações prioritárias para o desenvolvimento sustentável do município na saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, esporte, lazer, cultura e turismo, dentre outros. O evento de 2024 é uma nova oportunidade para quem não participou e deseja contribuir.

O objetivo é estimular o protagonismo da sociedade civil organizada na construção de um Plano de Futuro para a cidade. O projeto fortalece o diálogo entre sociedade civil e poder no sentido de estabelecer prioridades.

Inscreva-se!

Com as prioridades mapeadas pela sociedade civil, os organizadores pretendem apresentar o Plano ao gestor público, buscando firmar um compromisso em relação ao cumprimento das metas. 

A primeira entrega do projeto deverá ser apresentada aos candidatos a prefeito na eleição de 2024.

O consultor especialista em desenvolvimento de cidades do Sebrae, Silvio Barros, irá conduzir o projeto. Barros tem vasta experiência no setor, tendo atuado como Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná e Secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná em 2015. Foi Prefeito de Maringá e recebeu diversos prêmios, dentre os quais o Selo Cidade Cidadã, Prefeito Amigo da Criança, Destaque Nacional (2008), Prefeito Inovador, Destaque Nacional MBC-Microsoft Intel (2010) e Prefeito Empreendedor do Paraná/SEBRAE PR por três vezes.

Programação

  • 08h00 – Recepção e Café de boas-vindas
  • 08h20 – Abertura
  • 08h30 às 11h30 – Palestra e workshop de estabelecimento de prioridades, com Silvio Barros e Márcia Santin
  • 11h30 – Encerramento

Um dos pilares a ser trabalhado no projeto PATOS 2030 é o agronegócio, visto que a cidade é um expoente do setor devido à produção de café, cana-de-açúcar, mandioca, tomate, maracujá, milho (silagem e verde), soja e eucalipto, avicultura de corte e postura e suinocultura.

Para Jéssica Viana Gonçalves, analista do Sebrae Minas, todos os segmentos têm muito a contribuir. Em relação ao agronegócio, Jéssica destaca que “precisamos ouvir a cadeia do agro sobre os principais desafios que o setor enfrenta, de modo a endereçar o que couber ao poder público municipal”. Jéssica está à frente da organização junto com Vinícius de Paula Melo, Presidente da ADESP.