No segundo dia da Fenacampo, destaque para o painel sobre sucessão familiar no agro e soluções financeiras do Sicoob Credisg. Mulheres também ganharam voz
No segundo dia da 11ª Fenacampo, em São Gotardo, o painel sobre sucessão familiar no agronegócio foi o principal destaque da programação. A palestra foi conduzida por Vívian da Silva, representante da Safras & Cifras, e focou nos desafios e nas oportunidades relacionados à continuidade dos negócios rurais. Segundo Vívian, “a sucessão familiar é um processo complexo, mas essencial para garantir a sustentabilidade das propriedades agrícolas ao longo das gerações”. A especialista ressaltou a importância de um planejamento cuidadoso para assegurar que a transição seja bem-sucedida, abordando questões como a divisão de responsabilidades e a preparação dos herdeiros para assumir a gestão dos negócios.
Leia a cobertura do primeiro dia da Fenacampo
Na sequência, houve uma roda de conversa que reuniu Alessandra Fukuda, farmacêutica; Karina Santos, produtora rural e representante feminina do agro do Alto Paranaíba na FAEMG; e Tete Herval, administrativa e líder do projeto Mulheres que Inspiram (CARPEC). Alessandra Fukuda trouxe uma perspectiva sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no agronegócio, destacando a necessidade de criar ambientes de trabalho mais inclusivos e equitativos.
Karina Santos, por sua vez, compartilhou suas experiências como produtora rural e representante feminina do agro na região, enfatizando a importância da participação feminina em todas as etapas do processo produtivo.
Tete Herval, líder do projeto Mulheres que Inspiram, abordou a importância do fortalecimento das redes de apoio entre as mulheres do campo.
A coordenadora executiva da Fenacampo, Sabrina Miyazaki, comentou sobre o sucesso da segunda edição do Painel Olhar Feminino no Agro. “Estamos muito satisfeitos com a repercussão do painel e com a qualidade das discussões. A participação feminina no agronegócio tem se mostrado cada vez mais relevante, e é nosso dever proporcionar espaços como este para promover o debate e a troca de experiências”, afirmou.
Encerrando a cobertura do segundo dia da Fenacampo, os especialistas do Sicoob Credisg, João José, diretor de negócios, e Venâncio Oliveira, gerente de negócios, conversaram com o 100PORCENTOAGRO sobre temas relevantes para o setor. Eles destacaram que o agro está no DNA do Sicoob Credisg e ressaltaram a importância da cooperativa, que tem participado da Fenacampo desde a sua primeira edição. Durante a entrevista, apresentaram as soluções financeiras completas oferecidas pela cooperativa, voltadas para pequenos, médios e grandes produtores, com condições especiais em linhas de crédito para o agronegócio. Além disso, mencionaram os diferenciais da Cédula de Produto Rural Financeira (CPRF), do consórcio para o agronegócio e do seguro rural. “Estamos comprometidos em oferecer as melhores soluções financeiras para atender às necessidades do produtor rural, independentemente do porte da sua propriedade”, concluiu João José.
A Fenacampo 2024 vai até esta sexta-feira 30, com encerramento previsto para às 18h. O 100PORCENTOAGRO faz a cobertura da Feira a convite do Sindicato dos Produtores Rurais de São Gotardo, com patrocínio da Coopadap, Sicoob Credisg e Irrigaminas Krebs.