Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

MAPA publica Zoneamento Agrícola de Risco Climático da safra de soja 24/25

Soja é acultura mais plantada no país (Crédito: CNA)
Soja é acultura mais plantada no país (Crédito: CNA)

O MAPA publicou o ZARC para a safra de soja 24/25, visando minimizar riscos climáticos. A medida abrange 17 estados e o Distrito Federal

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou portarias validando o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para a cultura da soja na safra 2024/2025. O objetivo da medida é minimizar os riscos associados aos problemas climáticos e auxiliar os produtores na identificação da janela ideal de plantio.

O regulamento leva em consideração as especificidades regionais, culturais e de solo, e abrange os estados do Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Para a soja, cultura mais plantada no país, foram estabelecidas áreas e períodos de semeadura, com simulações de probabilidade de perdas de rendimento de até 20%, 30% e 40% devido a eventos meteorológicos adversos. Segundo o MAPA, isso contribui para a expansão das áreas cultiváveis, redução das perdas de produtividade e estabilidade na produção.

O ZARC é voltado para o plantio em sequeiro, portanto, para lavouras irrigadas, é necessário seguir orientações específicas para cada cultura irrigada ou consultar a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) local.

Além disso, para prevenir e controlar a ferrugem asiática, é fundamental observar as determinações relacionadas ao vazio sanitário e ao calendário de plantio estabelecido pela Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA.

Os agricultores que adotam as recomendações do ZARC estão menos expostos aos riscos climáticos e podem ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitas instituições financeiras só concedem crédito rural para cultivos em áreas zoneadas.

Para acessar as informações do ZARC, é possível utilizar a plataforma “Painel de Indicação de Riscos” ou o aplicativo móvel Zarc Plantio Certo, disponível nas lojas de aplicativos para iOS e Android.