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Força extra para os pequenos: parceria “Juntos pelo Agro” avança no mercado internacional

2º Encontro de Dirigentes do Sistema Sebrae (Crédito: Duda Rodrigues)
2º Encontro de Dirigentes do Sistema Sebrae (Crédito: Duda Rodrigues)

Sebrae e CNA ampliam o Juntos pelo Agro com apoio do Agro.BR, promovendo exportações de pequenos produtores para mercados internacionais

A iniciativa “Juntos pelo Agro”, fruto da parceria entre o Sebrae e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA/Senar), ganhará impulso no mercado internacional com o reforço do programa Agro.BR, promovido pela CNA em colaboração com a Apex-Brasil. O anúncio foi feito na terça-feira (3) durante o 2º Encontro de Dirigentes do Sistema Sebrae.

Segundo Sueme Mori, diretora de Relações Internacionais da CNA, o Agro.BR tem atuação consolidada há quatro anos e busca apoiar a internacionalização de pequenos e médios produtores rurais ligados a cadeias não-tradicionais de exportação. “Você tira soja, grãos, carne bovina e algodão e o que sobra é o que tem nosso apoio”, afirmou. Entre as cadeias atendidas, 75% estão relacionadas a frutas, mel e café.

Desde o início do Agro.BR, 1,5 mil agricultores foram beneficiados. Mori destacou o contraste entre o número de produtores rurais no Brasil e o total de empresas exportadoras. “Hoje, o Brasil tem apenas 28,5 mil empresas exportadoras. No caso das micro e pequenas, são pouco mais de 11 mil. Isso é muito pouco e por isso precisamos juntar forças. Por outro lado, temos 5 milhões de produtores rurais no Brasil”, enfatizou.

O Juntos pelo Agro tem sido ampliado progressivamente, contemplando novos estados e setores, conforme explicou Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae Nacional. A iniciativa tem foco em produtividade, gestão e mercado, com metodologia flexível que pode ser adaptada por todos os estados, mesmo os que já contam com ações em parceria com as federações de agricultura.

Quick ressaltou a importância de produtos agropecuários com valor agregado no mercado global. “Os produtos do agro com valor agregado são os que estão mais facilmente ganhando o mundo”, afirmou. Ele também destacou o potencial das Indicações Geográficas brasileiras como um diferencial estratégico. “É uma grande janela de oportunidade com uma abordagem estratégica nessa atuação integrada”, disse.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destacou a necessidade de fortalecer as sinergias entre as entidades envolvidas no agronegócio brasileiro. Segundo ele, o setor precisa incluir a agricultura familiar e o cooperativismo como base do desenvolvimento. “Temos que mudar a concepção do agronegócio porque a agricultura familiar e o sistema cooperativista estão na base do setor. Eu acredito que essa arrancada com a CNA e Apex-Brasil vai agregar valores”, afirmou.

Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, trouxe uma perspectiva sobre a baixa representatividade dos pequenos negócios nas exportações. “Quando olhamos para a balança de exportação é 0,01%. Isso diz muito sobre o tamanho desta ação formalizada aqui hoje”, apontou.

A integração do programa Agro.BR com o Juntos pelo Agro simboliza uma estratégia robusta para ampliar a presença internacional de pequenos produtores rurais brasileiros. Ao unir esforços com a CNA e a Apex-Brasil, o Sebrae reforça seu papel na promoção do desenvolvimento econômico sustentável e na inclusão de novos atores no cenário global.