
Com o tema “Raízes da Inovação”, Fenacampo 2025 destaca tecnologias, debates sobre hortifruti e movimenta comércio e serviços de São Gotardo. Veja nosso podcast sobre a Feira
O agronegócio do Alto Paranaíba prepara-se para um dos principais eventos do setor em 2025. De 27 a 29 de agosto, o Parque de Exposições de São Gotardo será palco da Fenacampo 2025, feira que chega com o tema “Raízes da Inovação” para conectar produtores rurais às novas tecnologias e abrir espaço para discussões estratégicas sobre o futuro da produção agrícola. A coordenadora executiva da Feira, Sabrina Miyazaki, e o Presidente do Sindicato Rural de São Gotardo, Rodolfo Molinari, são os entrevistados do novo episódio do Podcast 100PORCENTOAGRO.
Com a proposta de aliar tradição e modernização, a Fenacampo 2025 foi estruturada para ser mais do que um ambiente de negócios. A expectativa é transformar os três dias de evento em uma plataforma de conhecimento, troca de experiências e oportunidades de desenvolvimento econômico para toda a região.
Diariamente o público terá a oportunidade de conhecer novidades para o setor nos estandes dos mais de 100 expositores.
A abertura oficial acontece no dia 27 de agosto, às 14h00, reunindo lideranças do setor, expositores, produtores rurais e instituições ligadas ao agro. A cerimônia marcará o início de uma série de atividades que buscarão aproximar as soluções tecnológicas do dia a dia dos agricultores do Alto Paranaíba.
O segundo dia, 28 de agosto, será dedicado ao seminário “Hortifruti em Foco: Conectando Produção, Mercado e Oportunidades”. A programação começa às 13h00 com o Painel Feminino “Olhar Feminino no Agro”, onde será ministrada a palestra “Inteligência Emocional”, seguida de uma roda de conversa que destacará a presença e a relevância das mulheres no agronegócio.
Às 15h00, o Painel 1 abordará os desafios e inovações na produção de frutas e hortaliças, com foco nos impactos das mudanças climáticas. O tema “Incidência de Doenças e Adaptações Tecnológicas” será apresentado por Joaquim Bento, professor sênior da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). Também participarão Eduardo Andrade, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, e Carlos Pacheco, pesquisador da Embrapa Hortaliças. A mediação ficará a cargo de Sérgio de Carvalho, gerente regional do Sistema Faemg Senar.
Após o intervalo para coffee break, às 16h30 começa o Painel 2, com o tema “O Futuro do Mercado de Hortaliças e Frutas: Rastreabilidade, Certificações e Novos Canais de Comercialização”. Heidy Milan, coordenadora de Qualidade e Certificações na PariPassu, será a palestrante. O painel terá como convidados Manoel Oliveira, diretor executivo do Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort), e Ligia Carvalho, presidente da Comissão Nacional de Fruticultura. A moderação será conduzida por Leticia Barony, assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O encerramento da Fenacampo 2025 será voltado para o público jovem. No dia 29 de agosto, às 13h30, será realizado o Painel “Inovação no Agro”, com a participação de Bruno Alves Mundim, da startup Predativa. A roda de conversa com jovens produtores e empreendedores completará a programação, trazendo uma visão voltada para as novas gerações.
Além da agenda técnica, a Fenacampo é reconhecida por seu impacto econômico na região. A movimentação gerada pela Feira impulsiona não apenas o ambiente de negócios dentro do Parque de Exposições, mas também o comércio, os serviços de hotelaria, restaurantes e transportes em São Gotardo e cidades vizinhas. Durante os dias do evento, a cidade registra aumento expressivo na demanda por hospedagem e alimentação, refletindo a importância da Fenacampo para a economia local.
A entrada será gratuita, mas a participação exige inscrição prévia no site oficial do evento.