Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Expocacer anuncia ganhadores da etapa Campeões da safra 22/23

Luciano Rodrigues Carneiro, vencedor da categoria Cereja Descascado (Foto: Expocacer)
Luciano Rodrigues Carneiro, vencedor da categoria Cereja Descascado (Foto: Expocacer)

Revelação dos ganhadores da Etapa Campeões da Expocacer ocorreu em Patrocínio (MG). Expocacer é a primeira cooperativa do Sistema Região do Cerrado Mineiro a anunciar os produtores que concorrerão ao prêmio regional

A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado realizou, nesta quinta-feira (5), a cerimônia de revelação dos ganhadores da etapa Campeões da Expocacer. O evento ocorreu em Patrocínio, e contou com a presença de cooperados, parceiros comerciais e institucionais, além da imprensa especializada.

A Expocacer é a primeira cooperativa do Sistema Região do Cerrado Mineiro a anunciar os produtores que concorrerão ao prêmio regional, previsto para o dia 30 de novembro, em Uberlândia. Na abertura do evento, o Presidente da cooperativa, Fernando Nogues Beloni, destacou o compromisso da Expocacer de fomentar a produção de qualidade associada à sustentabilidade.

A etapa “Campeões by Expocacer” faz parte de uma das fases do 11º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, que integra outras 5 cooperativas do Sistema RCM. Neste ano, a cooperativa atingiu a marca de 214 amostras de café recebidas para o concurso, um recorde em comparação às edições anteriores.

Vencedores da etapa Campeões

Na categoria Cereja Descascado (CD), produtores estreantes em concursos de qualidade de cafés terminaram todos nos primeiros lugares. Luciano Rodrigues Carneiro ficou em primeiro lugar, seguido por Elesandra Beloni e Cláudio Nasser.

Já na categoria Natural, José Augusto Guimarães, novo cooperado da cooperativa, garantiu o primeiro lugar em menos de 1 ano de associação com a Expocacer. Amanda Elizandre Galheri Bontempo e Maria Soraia Guimarães ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Jose Augusto Guimaraes, vencedor da categoria categoria natural (Foto: Expocacer)
Jose Augusto Guimaraes, vencedor da categoria categoria natural (Foto: Expocacer)

A premiação da categoria Fermentação Induzida incluiu um reconhecimento duplo. Deyvid Oliveira Leandro conquistou o primeiro lugar como produtor e também o Troféu Coffee Maker, dedicado aos profissionais da qualidade da fazenda. Joelma Ferreira ficou em primeiro lugar na categoria, seguida por Virgínia Helena Crivelente Ferrero e Deyvid Oliveira Leandro.

Deyvid Oliveira Leandro, vencedor da categoria fermentação induzida (Foto: Expocacer)
Deyvid Oliveira Leandro, vencedor da categoria fermentação induzida (Foto: Expocacer)

Além dos produtores, a cerimônia também premiou os Coffee Makers responsáveis pela qualidade dos lotes premiados nos primeiros lugares de cada categoria. Marquinho do Cerrado foi premiado na categoria Cereja Descascado, Josué Couto na categoria Natural e Deyvid Oliveira Leandro na categoria Fermentação Induzida.

O Presidente da Expocacer, Fernando Beloni, e a Vice-Presidente, Mariana Heitor, entregaram os certificados de participação aos 10 finalistas de cada categoria. O primeiro lugar de cada categoria recebeu uma bonificação no valor de R$ 5 mil.

Durante a cerimônia, também foi apresentado o novo reposicionamento de marca da Expocacer. Cooperados, colaboradores e diretores da cooperativa apresentaram os princípios que norteiam a nova estratégia da marca.

O evento superou as expectativas em relação ao número de amostras recebidas e à qualidade dos cafés inscritos. A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado reafirmou seu compromisso com a produção sustentável e de qualidade na região do Cerrado Mineiro. O próximo passo é aguardar o resultado do prêmio regional, que acontecerá no final do mês em Uberlândia.