Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Entidades do Café do Cerrado Mineiro promovem evento sobre estratégias inovadoras e sustentáveis

Imagem ilustrativa de estande do Simpósio (Crédito: Divulgação)
Imagem ilustrativa de estande do Simpósio (Crédito: Divulgação)

Entidades do café unem-se para evento inédito no Cerrado Mineiro. O Simpósio discutirá estratégias sustentáveis e inovações para o setor

Entidades ligadas à cafeicultura na região do Cerrado Mineiro se uniram para a realização de um evento sem precedentes. A iniciativa tem como objetivo discutir estratégias inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento do setor na região. A programação inclui palestras, cursos e uma feira de negócios com condições exclusivas em produtos e serviços agrícolas.

A Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (ACARPA), a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), a Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado (APPCER), a Federação dos Cafeicultores do Cerrado e a Fundação do Desenvolvimento do Cerrado Mineiro (FUNDACCER) estão colaborando para a realização do evento.

O Simpósio “Caminhos para uma Cafeicultura de Vanguarda” reunirá os principais atores e especialistas do setor cafeeiro nos dias 16 e 17 de maio. A programação inclui palestras, cursos e painéis, além de oferecer produtos e serviços com ofertas especiais para os participantes.

Entre os destaques do evento estão a 3ª Feira de Negócios Expocacer e o 23° Fórum de Mercado e Políticas do Café da ACARPA, que abordará temas relevantes sobre produtividade, qualidade e sustentabilidade na cafeicultura.

O presidente do Conselho de Administração da Expocacer, Fernando Beloni, destaca que o simpósio surgiu com o objetivo de gerar melhor conhecimento para discussões e soluções práticas dos desafios enfrentados pelos produtores de café. “A intenção é proporcionar uma troca de conhecimento, experiências e networking com os principais players do setor, além de ser uma oportunidade vantajosa para adquirir produtos e serviços com condições únicas”, afirma.

O Simpósio conta com o patrocínio e apoio de empresas do agronegócio que também confirmaram presença com estandes no local do evento, apresentando produtos e serviços especializados, além de ofertas e condições exclusivas para os participantes.

Durante os dois dias de evento, os visitantes poderão negociar por meio da modalidade barter com mais de 30 empresas parceiras. Agentes de Negócios da cooperativa também estarão no local prestando atendimento personalizado aos produtores.

O Simpósio “Caminhos para uma Cafeicultura de Vanguarda” é gratuito e acontecerá das 8h às 18h, no Armazém Unidade II da Expocacer, localizado na rua Catuaí, 800 – Bairro Café Mineiro, Patrocínio/MG (BR 365, saída para Uberlândia/MG).

A inscrição para participação no Simpósio poderá ser feita no local do evento ou com antecedência, aqui.

Programação

Dia 16 de maio

  • Abertura e Credenciamento dos Participantes 08h30
  • Abertura Oficial 09h30 às 10h30
  • Curso Regulagem de máquinas de processamento e benefício de café Pinhalense, 10h30 às 12h00
  • Palestra Cenário econômico do Brasil: O que podemos esperar? Haroldo Bonfá, 10h30 às 12h00
  • Almoço 12h00 às 13h00 (Praça de alimentação disponível no evento)
  • Painel Lei Europeia anti-desmatamento (EUDR) e sua aplicação na importação de café Farlla Gomes (mediadora), Marcos Matos, Michael Von Luerthe e Rafaela Mazzutti, 13h00 às 14h30
  • Palestra Panorama do mercado de café Eldecio Samorano e Natalia Gandolphi, 14h45 às 16h00
  • Palestra Programa RA de Certificação Matheus Calheiros, 16h15 às 17h30

 

Dia 17 de maio

  • Abertura e Credenciamento dos Participantes 08h30
  • Visitação aos Stands, 08h30 às 12h00
  • Evento exclusivo para membros do Educampo: Reunião de fechamento de safra do biênio 21/23, 09h00 às 12h00
  • Almoço 12h00 às 13h30 (Praça de alimentação disponível no evento)
  • Palestra Perspectivas climáticas: e o Cerrado Mineiro, com fica? Felipe Pilau, 13h30 às 14h45
  • Visitação aos Stands, 14h45 às 15h30
  • Palestra Avanços na cafeicultura brasileira José Braz Matiello, 15h30 às 16h15
  • Visitação aos Stands, 16h15 às 18h00