Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Em três eventos regionais estratégicos, Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro reafirma compromisso com sustentabilidade e inovação

Cafés do Cerrado Mineiro: Denominação de Origem será reforçada em 3 eventos regionais (Crédito: FCM)
Cafés do Cerrado Mineiro: Denominação de Origem será reforçada em 3 eventos regionais (Crédito: FCM)

Eventos focam em práticas inovadoras e sustentáveis para a cafeicultura. Denominação de Origem será um dos destaques

A Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação ao participar de três eventos estratégicos na região. Esses eventos são voltados para a cafeicultura sustentável e visam promover práticas inovadoras e apoiar iniciativas de impacto no setor.

Monte Carmelo

O primeiro evento é a “2ª Jornada: O Mercado e o Café Carbono Neutro”, hoje (15), em Monte Carmelo. Organizado pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo (monteCCer) e Sebrae Minas Gerais, com o apoio do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e do Conselho Nacional do Café (CNC), o evento busca aprofundar o debate sobre as urgências climáticas, legislação e metas de descarbonização para que o setor busque a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa.

Patrocínio

A Federação também participará do Simpósio “Caminhos para uma Cafeicultura de Vanguarda”, em Patrocínio, nesta quinta e sexta-feira, dias 16 e 17. O evento é organizado por várias entidades, incluindo a Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (ACARPA), Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado (Appcer), Federação dos Cafeicultores do Cerrado e Fundação do Desenvolvimento do Cerrado Mineiro (Fundaccer).

O simpósio reunirá renomados especialistas do setor para discutir estratégias inovadoras e sustentáveis para a cafeicultura do Cerrado Mineiro.

Carmo do Paranaíba

Também nesta quinta-feira (16), a Federação também estará presente no Dia de Campo 2024 – Região do Cerrado Mineiro, promovido pela Associação dos Cafeicultores da Região de Carmo do Paranaíba (Assocafé) na Fazenda Cachoeira, em Carmo do Paranaíba. O Dia de Campo contará com uma Feira de Agronegócios e o Encontro das Mulheres do Café, para estimular a troca de experiências e fortalecer a inclusão e o protagonismo feminino na cafeicultura.

Para Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, “é uma semana intensa de eventos microrregionais, organizados pelas entidades filiadas à Federação, com temáticas voltadas para a sustentabilidade, mercado e tecnologia. A Federação, nesse contexto, como representante institucional da Região do Cerrado Mineiro, estará presente para levar a mensagem da Denominação de Origem, da sustentabilidade e da estratégia da região, por meio da minha participação, do nosso presidente e de toda a equipe”.