Cooperativa destaca-se pelas iniciativas socioambientais e metas para o futuro. No relatório, a cooperativa justifica os motivos para ser a primeira do mundo a receber o selo de regenerativa
A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) tem se destacado por suas iniciativas socioambientais e metas para o futuro. Em seu relatório “Iniciativas de Impacto 2023”, divulgado nesta semana, a cooperativa revela avanços significativos em sustentabilidade.
Na capa do relatório, a frase “Cultive o Futuro Hoje” resume a qualidade do conteúdo, cuidadosamente trabalhado no documento de 64 páginas.
Um dos destaques é a meta de aumentar em 92% a produção de café regenerativo até 2027. Atualmente, a cooperativa conta com cerca de 13 mil hectares de café regenerativo, e a expectativa é chegar a 25 mil hectares nos próximos anos.
No texto de abertura, o Presidente do Conselho de Administração, Fernando Beloni, discorre sobre ações para impactar o futuro. Mais adiante, o Diretor Superintendente, Simão Pedro de Lima, comenta a agenda de transformação adotada pela Cooperativa.
Entre outros temas relevantes, o documento traz um resumo histórico da Expocaccer, a evolução da marca, estrutura de governança, casos reais de sustentabilidade, detalha a presença em 30 países, a atuação das mulheres por meio do projeto “Elas no Café”, o apoio aos pequenos produtores do Cerrado Mineiro, as ações sociais de apoio às comunidades de sua área de cobertura e, naturalmente, as metas para o futuro.
Primeira do mundo com selo de regenerativa
A Expocaccer é a primeira cooperativa do mundo a receber o selo de regenerativa pela Regenagri, entidade global que visa garantir a saúde e a preservação do solo. Além disso, a cooperativa atingiu um marco na geração de energia solar fotovoltaica, com resultados de 143.346,71 kWh, volume suficiente para suprir toda a demanda energética do prédio administrativo.
Outro ponto importante foi a conquista por meio da economia circular. A cooperativa encaminhou 492,2 kg de uniformes antigos para a reciclagem, poupando 3,68 m² de aterro.
Outro ponto no qual a Cooperativa se destaca são as iniciativas de responsabilidade social, com apoio a instituições filantrópicas e incentivo ao esporte, reafirmando seu compromisso de preservar o planeta para as gerações futuras, estimulando e inspirando a transformação.
Somos um serviço multiplataformas de jornalismo, lançado em março de 2022 no coração do Cerrado Mineiro, dedicado exclusivamente ao agronegócio. Nossa proposta é comunicar fatos de interesse das diversas cadeias produtivas por meio de textos, áudio e imagens. Nosso time é composto por profissionais especializados em diferentes segmentos, conferindo autoridade e credibilidade aos conteúdos veiculados em nossos canais.
© 2023 100% Agro. Todos os direitos reservados.