YouTube
YouTube

Cooxupé expande atuação e entra no mercado de grãos com parceria estratégica

Sede da Cooxupé (Reprodução site institucional
Sede da Cooxupé (Reprodução site institucional

Parceria com a Agrobom marca entrada no mercado de grãos. Expansão fortalece cooperados e amplia presença global da cooperativa

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), anunciou uma nova etapa em sua trajetória ao firmar sociedade com a Agrobom, empresa consolidada no mercado de cereais no Sul de Minas Gerais. O comunicado oficial foi publicado nesta sexta-feira (31) no perfil da cooperativa no LinkedIn.

A partir de agora, a Cooxupé inicia suas operações no mercado de grãos, ampliando seu portfólio de serviços e fortalecendo a relação com suas mais de 20 mil famílias cooperadas. O movimento estratégico busca não apenas diversificar os negócios, mas também posicionar a cooperativa de forma ainda mais competitiva no mercado global de commodities.

A Agrobom, com sede em Bom Jesus da Penha, Minas Gerais, foi fundada em 2006 e se consolidou no mercado regional pela comercialização e exportação de cereais. A união com a Cooxupé representa uma convergência de expertises que pode gerar impacto positivo na produção e comercialização de grãos no Brasil.

De acordo com o comunicado, “a Cooxupé acredita que a sinérgica soma de habilidades entre a Cooxupé e a Agrobom gerará relevantes resultados no sólido desenvolvimento dos produtores cooperados, na profícua parceria com os parceiros globais, ampliando a competitividade do agronegócio brasileiro junto ao mercado internacional”.

A cooperativa, que já tem forte atuação no mercado cafeeiro, exporta atualmente café verde tipo arábica para 50 países em cinco continentes. O ingresso no setor de grãos representa mais um passo no fortalecimento da sua presença internacional.

Diversificação e crescimento sustentável

A Cooxupé tem como característica a inovação e a busca contínua por soluções que beneficiem seus cooperados. Com mais de 90 anos de atuação, a cooperativa já investe na diversificação de negócios por meio de iniciativas como torrefação própria, apoio à produção e comercialização de milho, fábrica de rações, laboratórios para análise de solo e geoprocessamento.

A ampliação para o setor de grãos reforça o compromisso da cooperativa em gerar novas oportunidades para seus associados e fortalecer sua atuação como um dos principais expoentes do agronegócio nacional.

PRESENÇA ESTRUTURADA: com 49 unidades de negócios — algumas delas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a Cooxupé mantém sua matriz em Guaxupé, além de núcleos, filiais, unidades avançadas, postos de atendimento e um escritório de exportação em Santos. A cooperativa também dispõe de armazéns e do Complexo Industrial Japy, empreendimento logístico estruturado para atender às exigências do comércio internacional.

A presença forte no mercado cafeeiro, somada agora ao ingresso no setor de grãos, reforça o protagonismo da Cooxupé e sua busca constante por inovação e crescimento sustentável, garantindo benefícios diretos aos produtores cooperados e fortalecendo sua competitividade no cenário agrícola global.