Podcast YouTube
Podcast Spotfy
Slide
Slide

Começa emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural 2024

Dados das propriedades rurais devem estar sempre atualizados (Foto: CNA)
Dados das propriedades rurais devem estar sempre atualizados (Foto: CNA)

Prazo para emissão do CCIR 2024 termina em 18 de julho! Evite multas e regularize seu imóvel rural no portal do Incra

Atenção, produtores rurais! A partir de hoje, 18 de junho, está aberto o prazo para emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2024. O documento, obrigatório para todos os proprietários rurais do país, pode ser obtido gratuitamente no portal do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O CCIR é fundamental para diversos fins, como regularização da propriedade, acesso a crédito rural, emissão de Declaração Anual do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), participação em programas governamentais e comercialização da produção.

O prazo final para emissão do CCIR 2024 é 18 de julho. O descumprimento do prazo pode acarretar multas de até R$ 5 mil.

Como emitir o CCIR

Para emitir o CCIR, o produtor rural precisa acessar o portal do Incra e seguir as instruções. É necessário ter em mãos o CPF, o número do imóvel rural e outros documentos que comprovem a posse da terra.

Clique aqui para emitir o CCIR!

O Incra disponibiliza um canal de atendimento para auxiliar os produtores rurais na emissão do CCIR. O atendimento é feito por telefone, e-mail e chat online.

O Incra recomenda que os produtores rurais emitam o CCIR o quanto antes, a fim de evitar transtornos e multas.

O CCIR é um documento eletrônico e não precisa ser impresso. Sua validade é de cinco anos. Os dados cadastrais do imóvel rural devem ser regularmente atualizados no Incra.