Analista do 100PORCENTOAGRO está entre as homenageadas. Lorena Mangabeira publica artigos no Portal e na revista
A força feminina no agronegócio brasileiro recebe, em 2025, mais uma importante homenagem com o “Troféu Mulher Inspiração da Cafeicultura do Brasil”. Promovido pelo grupo Mulheres do Café do Brasil, o evento destaca a participação feminina na cadeia produtiva do café, valorizando sua atuação desde 1980, com um hiato até sua reativação em 2014. A premiação simboliza a relevância das mulheres no fortalecimento do setor e na adoção de práticas inovadoras e sustentáveis.
Entre as homenageadas está a analista do 100PORCENTOAGRO Lorena Mangabeira, referência no desenvolvimento humano no agro e especialista em Psicologia Positiva pela PUC e Gestão da Felicidade por Harvard EdX. Nascida no Pará, Lorena é casada com Léo e mãe de Clara, atributos que ela enxerga como partes de sua identidade pessoal e profissional. Com forte atuação na cadeia do café, Lorena é idealizadora do eixo emocional do projeto “Flores do Café do Bem-estar UFV-CRP”iniciativa que busca proporcionar equilíbrio e propósito para mulheres que atuam no campo.
Lorena afirma que sua trajetória no setor começou de maneira solitária, mas hoje é um símbolo de superação e inspiração: “Receber este reconhecimento é um marco muito importante na minha trajetória. Há alguns anos, quando eu me dediquei a falar sobre felicidade e bem-estar no agro , me senti sozinha diante de uma grande mata fechada e com apenas um cantil de água. Hoje, consigo dizer que a importância de uma vida com valores, equilíbrio e bem-estar conectados é fundamental para uma gestão de uma propriedade focada nos ODS e, em especial, para uma agricultura mais regenerativa. Claro, que tive o apoio fundamental de muitas pessoas nesse caminho, que acreditaram no meu brilho nos olhos e na minha competência. O café tem um papel fundamental nisso”, diz.
Uma das líderes do projeto “Flores do Café e do Bem-Estar UFV-CRP” em parceria com a Prof Maria Elisa e o Grupo de Mulheres do Agro, Lorena atua no apoio a produtoras rurais, baristas e consultoras na capacitação técnica e emocional. “O agronegócio tem olhado com mais força para as questões emocionais do ser humano, e sou muito grata por ser uma das pioneiras a tratar sobre esse tema neste setor”, destaca. Para Lorena Mangabeira, a conexão entre equilíbrio emocional e práticas agrícolas sustentáveis tem potencial de transformar o setor.
Seu trabalho com a agricultura regenerativa no Cerrado Mineiro é um exemplo disso. Lorena acredita que, ao adotar práticas baseadas em valores, as produtoras não apenas aumentam sua eficiência na sua vida pessoal, mas também promovem uma agricultura mais consciente e respeitosa com o meio ambiente.
Reconhecimento e projeção
Recentemente, Lorena foi destaque na revista Caras, onde abordou como integra a Neurociência e a Psicologia Positiva no agronegócio. Durante a entrevista, ressaltou a importância do papel das mulheres no setor: “As produtoras do agro são peças fundamentais na produção de alimentos para o nosso planeta. O agro transformou meu modo de olhar para a produção de alimentos e para as pessoas que tomam decisões nessas propriedades”, contou.
O Troféu Mulher Inspiração da Cafeicultura do Brasil 2025 reforça a importância da atuação feminina em todos os elos da cadeia produtiva do café. Com lideranças como Lorena Mangabeira, o setor avança não apenas em termos técnicos, mas também no cuidado humano, demonstrando que o equilíbrio emocional é uma peça-chave para o futuro sustentável da agricultura no Brasil.